Atividades envolvem ciência, tecnologia e meio ambiente
O Parque de Ciência e Tecnologia (Cientec) da USP, que reabriu ao público no mês de novembro passado, é uma das alternativas gratuitas na cidade de São Paulo que oferecem ao público lazer e conhecimento. Localizado no bairro Água Funda, possui atividades que envolvem ciência, tecnologia e meio ambiente.
Desde o início de janeiro, por causa da necessidade de distanciamento social, o parque vem oferecendo um passeio autoguiado com qr-codes. A ferramenta permite que o visitante aponte o celular para um código e receba informações sobre a atividade, local ou trilha, gerando um roteiro para o visitante seguir e se informar. Para facilitar esse processo, o Cientec disponibilizou redes sem fio para acesso à internet nas áreas externas do parque.
As visitas estão liberadas apenas nas atrações externas, os ambientes fechados ainda não estão disponíveis para visitação, como é o caso do planetário. As atividades abertas são:
Alameda do Sistema Solar: instalação ao ar livre que oferece uma representação artística do Sol, planetas e satélites e contém informações científicas selecionadas sobre cada um destes corpos celestes
Jardim da Física: apresenta princípios de física a partir de equipamentos interativos, operados pelos visitantes e acompanhados pelos mediadores do parque. Há, por exemplo, um giroscópio humano, uma concha acústica e uma esfera de granito.
Meteorologia: mostra ao público a estação meteorológica mais antiga em atividade no Estado de São Paulo, onde os visitantes entram em contato com a meteorologia e conhecem um importante acervo de equipamento e registros históricos.
Espaço Geofísica: permite conhecer a estrutura interna do nosso planeta, terremotos, vulcões, descobrir como os continentes se deslocam e muitas outras histórias.
Trilha do Lago: é um trajeto pequeno em distância, mas enorme em termos de sensibilização sobre a importância de espaços de conservação ambiental. A atividade proporciona aos visitantes o contato com o ecossistema da Mata Atlântica e a contemplação de algumas espécies nativas da flora e da fauna. Para o passeio é necessário calçado fechado e calça e também é sugerido levar água e protetor solar.
O parque também abriga a maior área de preservação da Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo, incluindo a nascente do riacho Ipiranga, famoso por ser o lugar da Proclamação da Independência do Brasil.
No dia 6 de fevereiro, das 8 às 13 horas, o Cientec promove o projeto Tem Abelha No Meu Jardim, uma atividade prática com abelhas nativas sem ferrão que envolve passeio pelo parque conhecendo ninhos naturais, visita ao meliponário, bate papo sobre abelhas e trilha. Saiba mais neste link.
A entrada no Parque Cientec é gratuita e os visitantes devem seguir os protocolos sanitários: apresentação de comprovante de vacinação e documento com foto para maiores de 18 anos e uso obrigatório de máscara durante toda a permanência no espaço do parque. Também é recomendado o distanciamento social e a utilização de álcool em gel para higienização das mãos.
Clique no player para conhecer o parque:
O Parque Cientec da USP fica na Avenida Miguel Estefano 4200, em frente ao zoológico de SP. Horário de funcionamento das 9 às 17 horas, de segunda a sábado (e alguns domingos).
Fonte: Jornal da USP