SLAM

Uma batalha de poesia onde as armas são talento e criatividade.

O gênero literário Poetry Slam foi criado em Chicago, EUA, na década de 80. Trazido ao país em 2008 pela poetisa Roberta Estrela D’Alva, rapidamente ganhou adeptos entre os jovens de todo o Brasil, que viram no estilo uma oportunidade para expressar seu cotidiano e sentimentos.

O slam tem algumas regras: autoria própria, duração máxima de até três minutos, não pode utilizar objetos cênicos e tampouco ter acompanhamento musical. No entanto, as performances corporal e de voz do poeta/poetisa são fundamentais.

A poesia está em todos os cantos: nas
ruas, nos edifícios, no céu, na natureza, no transporte público, na política, nas pessoas, nas nossas relações, nos livros, em tudo ao nosso redor. Veja alguns coletivos muito legais de slam em São Paulo e prepare-se para a batalha!

ZAP!

O primeiro slam de São Paulo. Idealizado por Roberta Estrela D’Alva, é realizado pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, uma companhia conhecida por misturar teatro e hip hop. As competições são um espaço democrático – o coletivo, inclusive, organiza edições especiais com tradução em Libras (linguagem brasileira de sinais).

Onde: Evento itinerante por espaços na região central de SP

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO

https://www.facebook.com/nucleobartolomeu/

Slam do 13

O coletivo Slam do 13 organiza batalhas de poesia falada desde 2013 no Terminal Santo Amaro. O encontro tem microfone aberto para quem quiser se apresentar e shows de MCs convidados, além de lançamentos de livros e zines e outras atividades.

Onde: Terminal Santo Amaro - Avenida Padre José Maria, 400, Santo Amaro

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO

https://www.facebook.com/pg/SlamDo13/events/

Slam RUA

Com foco em temas sociopolíticos, o Slam RUA (Resistência Urbana Afroguarany) organiza batalhas de poesia em espaços como a ocupação Casa Amarela (na rua da Consolação, 1075). Além do microfone aberto, o encontro discute a resistência das minorias por meio de performances, shows e outras atividades.

Onde: Evento itinerante por espaços na região central de SP

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO

https://www.facebook.com/pg/slamrua/events/

Slam do Corre

O Slam do Corre é uma das atividades do coletivo comunitário MAP - Movimento Aliança da Praça, realizado em São Miguel Paulista, na zona leste. Nos encontros há microfone aberto, varal de poesias, shows e lançamentos de livros.

Onde: Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró), SN, São Miguel Paulista

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO

https://www.facebook.com/slamdocorree

Slam OZ

A Slam OZ convida poetas e MCs para provar seu talento na última quarta-feira de todo mês na Estação Osasco da CPTM. Além da batalha de poesia falada, o encontro tem declamações de poetas convidados e um espaço para confraternização.

Onde: Estação Osasco da CPTM - Linha 9 Esmeralda – praça Antônio Menck, sn, Centro, Osasco

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO

https://www.facebook.com/pg/slammasterz/events/

Slam da Guilhermina

Segundo slam do Brasil, surgiu com a proposta de reunir poetas e público para experienciar a palavra de uma forma lúdica, iniciando suas atividades com o Recital Livre e em seguida a Batalha de Poesias. Para competir é necessário trazer três textos autorais e sem acompanhamento musical. O vencedor da noite ganha livros, CDs e DVDs.

Onde: Praça anexa ao metrô Guilhermina Esperança - R. Astorga, 800, Vila Matilde/Penha

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO

https://pt-br.facebook.com/slamdaguilhermina/

Slam das Minas

O Slam das Minas - SP nasceu em 2016, no mês da Mulher, para criar um espaço de voz e acolhimento para as minas, monas e manas, além de garantir uma vaga feminina para o Slam BR.

Onde: Evento itinerante por espaços na região central de SP

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO

https://www.facebook.com/SlamdasMinasSP/

Slam da Norte

O Slam da Norte surgiu com o intuito de trazer para o zona norte, morada de inúmeros poetas, o movimento slammer. As edições acontecem mensalmente.

Onde: Praça da Matriz - Freguesia do Ó

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO

https://www.facebook.com/SlamdaNorte/

Slam do Grito

O Slam do Grito ocorre todas as penúltimas quartas do mês com microfone aberto, lançamentos de livros e a própria competição que está dentro do circuito do Slam BR que vale uma vaga para a competição na Copa do Mundo de Poesia em Paris, França.

Onde: Trecão Lanches - Nosso Bar - Rua Nova Louzã, 66, pertinho da estação Santos-Imigrantes (linha verde do metrô).

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO

https://www.facebook.com/slamdogrito/

Compartilhar