USP oferece cursos gratuitos para pessoas com mais de 60 anos
Publicação: 10/02/2022

Inscrições estão abertas para atividades em sistema híbrido

Em sua 53ª edição, o Programa USP 60+ está com inscrições abertas para atividades gratuitas no primeiro semestre de 2022. São oferecidas vagas para disciplinas regulares dos cursos de graduação da USP e atividades complementares, que incluem cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais, na capital e nos campi do interior. A relação completa está disponível no site do programa, os interessados não precisam ter vínculo com a Universidade e devem ter mais de 60 anos.

Criado em 1994 pela professora Ecléa Bosi, o programa, que completou 27 anos de atividades, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Como afirma Egidio Dórea, médico e coordenador do programa, o engajamento nas atividades representa uma grande oportunidade para o público com mais de 60 anos. “A participação não determina somente ganhos no conhecimento, mas também melhora a sociabilização, autoestima, cidadania e qualidade de vida”, pontua.

Além disso, Dórea destaca que, mesmo com a adaptação do programa devido à pandemia de covid-19, o retorno superou as expectativas: “No início de 2020, nos adaptamos às exigências de distanciamento social. Migramos para a plataforma digital e oferecemos uma série de outras atividades a distância, com o objetivo de não deixarmos os nossos alunos e alunas desamparados. O retorno foi acima das nossas expectativas, não somente pelo número de atividades oferecidas, mas sobretudo pela participação dos 60+”.

As atividades serão retomadas em um sistema híbrido, presencial e a distância, obedecendo todas as regras de segurança. Entre os cursos disponíveis estão Empreendedorismo e Modelos de Negócios; Gestão e Produção Cultural; Ecologia de Mar Profundo; Laboratório de Matemática; Redação Publicitária; e Produção Audiovisual em Comunicação Digital (para algumas disciplinas há pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido). Há também atividades esportivas exclusivas para a faixa etária, como alongamento, dança circular, ginástica adaptada, técnicas meditativas e condicionamento físico. Além disso, serão oferecidas atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como artesanato, coral, aulas de violão e oficina de memória.

Fonte: Jornal da USP

Compartilhar