Teatro Alfa oferece capacitação gratuita para professores
Publicação: 03/03/2022

Inscrições para o curso estão abertas e as aulas começam dia 14 de março

Voltado a educadores e professores de escolas públicas e ongs, o “Descobrindo o Teatro On-line” estreia sua versão 2022 a partir de 14 de março. As aulas acontecem às 19h30 nos dias 14, 16, 22, 24 e 30 de março. Outros quatro módulos do mesmo curso serão abertos durante o ano. Os interessados podem se inscrever obtidas no site do Teatro Alfa – www.teatroalfa.com.br/descobrindo-o-teatro-online.

Projeto social do Teatro Alfa, “Descobrindo o Teatro On-line” nasceu há 19 anos, originalmente voltado para jovens de baixa renda, com o objetivo de colocá-los em contato com as artes cênicas e as profissões que atuam por trás das cortinas. As aulas mostram o processo de montagem de um espetáculo e o trabalho dos criativos da cenografia, iluminação, música e figurino, assim como revela o que acontece nos bastidores, na coxia de um teatro. 

Devido à pandemia da covid-19, o projeto passou por uma reformulação para acontecer no formato online para capacitar professores e educadores para serem os instrumentos de disseminação dos conteúdos e, assim, favorecer alunos de escolas públicas e de ONGs da capital.

Dinâmica

O professor participante assiste a dez aulas virtuais (ao vivo e gravadas), em uma plataforma digital, por onde recebe os conteúdos das atividades. As aulas em que arte-educadores e técnicos do Teatro Alfa transmitem seus conhecimentos sobre a montagem de espetáculos – mostrando como funcionam a luz e o som, além de comentar sobre espaço cênico e figurino – são disponibilizadas em links gravados para ilustrar. Na última etapa do curso, eles são estimulados a criar sua própria cena teatral, a partir dos recursos disponíveis.

Com coordenação de Eloisa Elena (da Cia Barracão Cultural), as aulas do Descobrindo o Teatro Online são ministradas por ela mesma ao lado de Anie Welter e Renato Hofer, e contam com a participação dos profissionais da equipe técnica do Teatro Alfa, vencedora do Prêmio APCA 2016. Cada um em sua área, eles falam sobre os elementos de uma montagem teatral – Som (Haroldo Constanzo), Iluminação (Claudio Gutierrez) e Espaço Cênico/Cenografia (Luiz Henrique).

Também está prevista no currículo a sessão (gravada) do divertido espetáculo Caixa Mágica, sobre a história do teatro, da Grécia antiga aos tempos atuais. A peça leva o participante a uma viagem pela história do teatro, da Grécia Antiga até o teatro realista, passando pelos personagens ritualísticos do teatro japonês, do trovadorismo da era medieval, a commedia dell’arte e Teatro Elizabetano.


Mais de 7 mil jovens atendidos desde 2004

Este projeto é uma iniciativa do Instituto Alfa de Cultura que visa democratizar o acesso ao teatro aproximando os jovens das artes cênicas e profissões ligadas ao teatro. Os jovens atendidos pertencem a famílias de baixa renda, estudam em escolas públicas ou fazem parte de ONGs que utilizam a arte como instrumento de inserção social. Antes da pandemia da Covid-19, eram realizados dez módulos anuais e cerca de 7.000 jovens foram atendidos desde 2004. O projeto amplia, a cada ano, as atividades oferecidas aos participantes.

Cada módulo consiste em quatro oficinas, em que os jovens podem vivenciar o processo de montagem e os elementos que integram a realização de um espetáculo. Além disso, eles assistem ao espetáculo Caixa Mágica, que mostra a evolução da técnica teatral através dos tempos, e um espetáculo de dança, música ou teatro, em cartaz na programação do Teatro Alfa naquele período. O Instituto Alfa de Cultura conta com o apoio do Banco  Alfa, Rede D’Or, Bain Company, Banco Chrevolet, Lacta e Magazine Luiza. 

Fonte: Resenhando

Compartilhar