Sistema explica se a crase ocorre ou não em determinadas frases
O site “Tem crase?” chegou para acabar de vez com uma das maiores dúvidas de quem escreve em português: a crase. Criado pelo desenvolvedor Gabriel Nunes, o projeto é sem fins lucrativos e tem como objetivo socorrer as pessoas que ainda guardam dúvidas sobre esse fenômeno da língua portuguesa.
O funcionamento do site é super simples. Ao entrar, o usuário encontra um campo para escrever a frase que gostaria de saber se leva ou não a crase. Logo em seguida, a ferramenta gera uma resposta e ainda apresenta uma breve explicação sobre a estrutura e acentuação naquele caso.
A página possui três tipos de respostas (“sim”, “não” e “talvez”) e ainda sugere outras maneiras de escrever a frase apresentada, as situações em que cada uma deve ser utilizada e se nestes outros usos ocorre a crase.
Por ser um projeto de código aberto e sem fins lucrativos, ele recebe a ajuda de todas as pessoas dispostas a complementar o conteúdo. Para contribuir, basta clicar na opção “ajude a melhorar”, na parte inferior da página – é possível sugerir melhorias no código e até fazer doações para a manutenção do site.
Relembrando o uso da crase
A palavra crase vem do grego krasis e significa fusão ou junção. Na língua portuguesa, ela é sinalizada pelo acento grave, e representa a contração do artigo feminino “a” (ou sua forma plural, “as”) com a preposição “a”. A crase só ocorre antes de pronomes demonstrativos que iniciem com a vogal “a” ou antes de substantivos femininos que são antecedidos pelo artigo “a” – por isso, nunca deve ser utilizada antes de palavras masculinas.
Mas como toda regra, essa também tem suas exceções. A crase aparece em alguns outros momentos, como antes das indicações de hora determinada e antes do nomes de nações, províncias e partes do mundo quando acompanhadas do artigo “a”. Confira aqui todos os usos da crase.