Projeto Repórter do Futuro lança e-book na Semana de Leitura
Publicação: 18/04/2022

Obra alia jornalismo ao cinema para traduzir São Paulo

Realizado na última sexta-feira (8), o lançamento do e-book “Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo” reuniu os comunicadores Sergio Gomes e Colibri Vitta para debater as diferentes formas de ver, ouvir e traduzir a maior metrópole do país. A atividade integrou a programação on-line da 11ª Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura.

Também presente na live, o vereador Professor Eliseu Gabriel – autor da lei 14.999/09 que institui o evento – foi o responsável pelo prefácio da obra, que contou com a participação de mais de 320 estudantes de graduação em Comunicação Social – Jornalismo, Multimeios, Audiovisual e Cinema.

“O que deu para ver nessa Semana de Leitura é a sede que as pessoas têm de conhecimento. Uma questão fundamental que reforçamos nesse evento é a necessidade do envolvimento da sociedade, afinal a Educação deve ser absorvida como uma causa”, ressaltou Eliseu.

Participantes do bate-papo mandam abraço para espectadores, na língua brasileira de sinais

Resultado de um curso promovido pelo IPFD (Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais), em parceria com a OBORÉ, o livro digital parte da audição de filmes que jogam luz sobre a complexidade paulistana.

“Essa foi uma ideia que o Colibri teve há mais de dez anos, e só se tornou possível pela decisão política do Eliseu de nos apoiar. Assim, ficou provado, durante o desenvolvimento desta iniciativa, que os filmes são também uma forma de entrar em contato com a realidade”, relatou Sergio.

Partindo da constatação de que a tarefa de narrar as realidades e dinâmicas da cidade é cada vez mais árdua, os estudantes puderam refletir e empreender o mergulho necessário para registrar tal diversidade, por meio de uma preparação prévia baseada em palestras.

De acordo com Colibri, a colaboração dos diretores das obras analisadas e demais convidados foi fundamental para o sucesso alcançado. “Eles prontamente nos atenderam e ficou perceptível seu interesse no contato com os alunos, oferecendo dicas e discutindo todas as etapas de produção”, detalhou.

Livro digital foi produzido por universitários e recém-formados da capital paulista (Foto: Reprodução)

Dentre os nomes entrevistados nos encontros, destacam-se o urbanista Ciro Pirondi, os cineastas Toni Venturi e Tata Amaral, além do educador Elie Ghanem.

O livro digital “Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo” está disponível gratuitamente no site do IPFD e pode ser acessado aqui.

“Temos que divulgar amplamente essa obra para fazer com que ela chegue a mais pessoas. Com a concretização deste projeto, podemos dar continuidade a ações como esta”, destacou o professor Eliseu Gabriel.

Ao final da transmissão ao vivo, ainda houve espaço para interação com o público que acompanhava o bate-papo.

Assista a íntegra a seguir:

Compartilhar