Animação é inspirada em obras de Tarsila do Amaral
Responsável por animações de sucesso internacional, como “Peixonauta” e “O Show da Luna”, Kiko Mistrorigo trouxe para um bate-papo os detalhes de seu mais novo lançamento: “Tarsilinha”. A atração fez parte da Semana de Estudo e Leitura, que nessa 11ª edição celebrou os cem anos do Modernismo Brasileiro.
Segundo o diretor de cinema, tudo teve início com uma proposta feita pela sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, a fim de transmitir o legado da pintora para as novas gerações.
“Tivemos várias ideias e uma delas foi justamente fazer um longa-metragem. No entanto, não queríamos que fosse algo biográfico, e sim uma aventura que tivesse um roteiro bastante emocional”, detalhou.
Após 15 anos da primeira conversa, que também contou com a sócia de Kiko, Celia Catunda, a produção ganhou as telas dos cinemas em 2021. Já no Brasil, a grande estreia foi em março deste ano, acompanhando a retomada do funcionamento dos equipamentos culturais.
No filme, que conta com trilha sonora de Zeca Baleiro, a protagonista Tarsilinha embarca numa jornada em busca das memórias de sua mãe. Ao longo de toda a história, é possível encontrar referências às obras da modernista que a nomeia. Veja, a seguir, o trailer:
“Todos os personagens já existiam, bastou apenas que fizéssemos uma pesquisa nessa matéria-prima criada pela Tarsila do Amaral. Ainda temos o sapo, retirado d‘A Cuca’, que lembra seu grande companheiro Oswald de Andrade”, ressaltou Kiko.
Durante a conversa, mediada por Gisa Koenig, ainda foram abordados o processo de criação do enredo, outros elementos que remetem ao Modernismo e o incentivo ao consumo de cultura dentro da sala de aula.
Confira, abaixo, o bate-papo completo: