Autor falou sobre a importância da literatura infantil
Na tarde da última quarta-feira (14), a Semana de Leitura recebeu o escritor Pedro Bandeira para um grande bate-papo. Ao lado das educadoras Elaine Lacerda e Rafaela Diedrich, ele abordou a importância da literatura infantil. A atividade integrou a programação da 10ª Semana Municipal de Leitura, lei do vereador Professor Eliseu Gabriel, que nesta edição teve foco na afetividade, diversidade e inclusão.
Segundo Bandeira, os temas demonstram as mudanças da Educação ao longo do tempo, visto que eles jamais seriam levantados quando o mesmo ainda era um estudante. “Essas palavras englobam tudo o que nós, artistas que se comunicam com crianças, desejamos. Adorei a escolha”, declarou.
Nome consagrado da literatura infantil, o autor já publicou mais de cem livros e vendeu mais de 20 milhões de obras. Para ele, a leitura permite à criança a compreensão de seus próprios sentimentos e o controle de suas expressões, levando-a ao amadurecimento.
“A maior ferramenta que podemos ter na vida é o domínio sobre a escrita e a leitura, isto é o pleno letramento. Felizmente, tive a sorte de ter sido bem alfabetizado e agradeço aos professores por levarem as emoções que ofereço aos seus alunos”, explicou.
Pedro ainda ressaltou que o mais importante é se colocar no lugar da criança, compreender seus medos e alegrias, reforçando o aprendizado e respeitando sua individualidade, como propôs a Semana nesta edição.
Elaine Lacerda também destacou o caráter educativo das obras: “O ensino deve ir além da sala de aula e, se algo pode promover esse sentimento mais humano e compreensivo em nós, é a Literatura!”
Além dos temas abordados, o autor Pedro Bandeira respondeu questões enviadas pelos internautas sobre sua influência na vida dos leitores e o que é preciso para transformar-se em escritor.
O bate-papo completo pode ser conferido no vídeo a seguir: