A importância das HQs no estímulo à leitura
Publicação: 02/06/2021

Live com Mauricio de Sousa marcou sábado de atividades

Primeiro quadrinista a ocupar uma cadeira na Academia Paulista de Letras, Mauricio de Sousa marcou a primeira edição da Virada da Leitura, que na cidade de São Paulo é lei 17.370/2020, de autoria do vereador Eliseu Gabriel. Mauricio e Eliseu protagonizaram uma live pra lá de interessante e descontraída. No último sábado (29), o cartunista falou sobre sua carreira e a relevância de suas produções. Para Eliseu, “receber neste evento um dos maiores formadores de leitores é uma honra e, certamente, inspira muitas pessoas a seguirem seus sonhos”.

Nascido numa família de poetas, Mauricio iniciou sua trajetória ainda na infância, quando seu encanto pelas revistas em quadrinhos o levou a ser alfabetizado por sua mãe. “Lembro que, naquele tempo, eu pensava: quero fazer isso quando eu crescer”, contou ele. Hoje, com 60 anos na área, o ícone brasileiro mantém mais de dez milhões de leitores por mês apenas com seus gibis, transmitindo mensagens de amizade, solidariedade e muito humor por meio de suas criações.

“É essa humanidade do Mauricio que fortalece e dá vida aos quadrinhos, fazendo com que eles se prolonguem, apesar de todas as dificuldades encontradas”, ressaltou Eliseu.

Em resposta ao vereador sobre a necessidade de políticas públicas que ampliem o alcance e o poder transformador das histórias, Mauricio afirmou que este é um de seus sonhos. Segundo ele, “a leitura abre caminhos para a compreensão, e os gibis já se mostraram capazes de ampliar o vocabulário e alfabetizar muitas crianças.”

O bate-papo ainda explorou a semelhança dos quadrinhos com a vida real, as inspirações do cartunista, curiosidades sobre os personagens e muito mais!

Confira, abaixo, a atração completa:

Compartilhar