Academias Estudantis de Letras na Semana 2021
Publicação: 21/04/2021

Alunos e orientadores promoveram relatos de prática

Iniciativa desenvolvida nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, as Academias Estudantis de Letras (AEL) estiveram presentes na décima edição da Semana de Leitura, que ocorreu de 12 a 16 de abril. O evento é lei do vereador Eliseu Gabriel e faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo.

O projeto AEL partiu do desejo da professora Sueli Gonçalves, a Suelizinha, que em 2005 criou a primeira Academia na EMEF Padre Antônio Vieira (zona Leaste) a fim de levar seus alunos aos livros por prazer e paixão. Hoje, mais de 160 escolas municipais integram a rede de Academias.

Durante a Semana, estudantes e orientadores das AELs puderam relatar suas experiências e mostrar parte do trabalho praticado nas unidades. Assista às apresentações completas a seguir:

O trabalho literário da AEL Ferréz

Confira a experiência bem-sucedida dos alunos dessa AEL que EMEF José Olympio Pereira Filho, zona Sul da cidade.

Leitura dramática

Participação das professoras Regimara e Newci, da AEL Ilan Brenman (EMEF Lourenço Filho), na zona Norte paulistana. “O enigma das ondas”, de Rodrigo Garcia Lopes, reflete o momento alto da poesia brasileira e “No tempo da pandemia”, de Catherine M. O’Meara, viralizou no Brasil por ser considerado um poema que acalma a alma.

AEL Dias Gomes: uma história de sucesso

Conheça a história e a trajetória da AEL Dias Gomes, zona Leste, pelo relato dos professores Felipe e Maria Estela, orientadores da unidade pertencente à EMEF que leva o mesmo nome do famoso dramaturgo e romancista brasileiro.

Compartilhar