Ação Cultural Jovem Poeta 2021
Publicação: 07/06/2021

Totalmente on-line e gratuita, com inscrições abertas até 4 de julho

Em 29 de maio, foi lançada a segunda edição da Ação Cultural Jovem Poeta, que reunirá em um e-book poemas de crianças e adolescentes residentes na cidade de São Paulo. O tema escolhido para este ano é “Boas lembranças”

Criado em 2020, devido à suspensão das atividades presenciais da 9ª Semana de Leitura – lei 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel – o Jovem Poeta tem por finalidade estimular novos talentos literários. 

“Trata-se de uma iniciativa que tem o objetivo de proporcionar experiências de protagonismo aos nossos jovens, valorizando a leitura e a escrita como sua forma de expressão no mundo”, explica Eliseu.

Pais e responsáveis poderão inscrever os interessados até 4 de julho, preenchendo um formulário no site www.jovempoeta.com.br. O texto enviado deve ser de autoria própria, inédito, escrito em língua portuguesa e com tamanho máximo de mil caracteres com espaço. 

Serão selecionados 50 poemas, divididos em duas categorias: 25 escritos por crianças de 8 a 12 anos; 25 por adolescentes de 13 a 17 anos. Eles serão publicados em um livro digital, que poderá ser baixado gratuitamente no site Jovem Poeta. O e-book também será disponibilizado para bibliotecas, CEUs, escolas, secretarias, redes sociais da Semana de Leitura e parceiros.

“Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, a poesia é um veículo para a transmissão de conhecimento e valores humanos. Deste modo, ela é essencial para uma sociedade cada vez mais culta e solidária”, ressalta o vereador.

A ação é uma parceria entre o gabinete do parlamentar e as secretarias municipais de Cultura e de Educação. O projeto também tem o apoio de entidades do setor como: Aprofem, CBL, CPP e Sinesp. 

Compartilhar