AELs se apresentam no Theatro Municipal de São Paulo
Publicação: 07/04/2022

Acadêmicos marcaram a abertura da Semana de Leitura 2022 

Do palco à plateia, a abertura da 11ª Semana de Leitura foi marcada pelos alunos das Academias Estudantis de Letras. Realizada na última segunda-feira (4), a sessão solene levou mais de mil estudantes ao Theatro Municipal de São Paulo, muitos deles nunca tinham visitado o local. 

Iniciando as apresentações do dia, a peça “As Cores de Tarsila” explorou o tema central do evento: 100 anos da Semana de Arte Moderna. Por meio da encenação, os membros da AEL Vinícius de Moraes (EMEF Vicentina Ribeiro da Luz) revisitaram grandes obras da pintora Tarsila do Amaral, nome polêmico do Modernismo Brasileiro. 

Com referência à cultura nordestina, alunos realizaram jogral na abertura da Semana de Leitura (Foto: Richard Lourenço/ Rede Câmara)

Já os alunos da EMEF Liliane Verzine Silva, que fazem parte da AEL Carolina Maria de Jesus, promoveram o jogral “Quem Somos Nós”. Com declamações de poemas como “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, e um rap autoral, eles animaram a tarde e mostraram a todos a relevância da leitura. 

Segundo Maria Janaína Leite, professora orientadora da AEL Maurício de Souza (EMEF Presidente Prudente de Moraes), “os espetáculos foram um casamento perfeito entre a AEL e essa Semana de Leitura. Se tratou de um grande incentivo ao nosso trabalho!” 

Sobre as AELs 

Desenvolvido nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, o projeto AEL partiu de uma iniciativa da professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Suelizinha, que também esteve presente na cerimônia. 

Professor Eliseu posa junto a estudantes, após distribuição de livros ao final da cerimônia (Foto: Angel Produções)

Transformadas em lei pelo vereador Eliseu Gabriel há dois anos, as Academias se tornaram definitivas na cidade e continuarão em desenvolvimento, independente do governo vigente. 

Ao todo, 179 escolas integram a rede, reconhecida pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como uma das melhores iniciativas de incentivo à leitura. 

Compartilhar