Montagens são realizadas nos centros culturais e teatros municipais de São Paulo
A programação dos teatros municipais e das casas de cultura de São Paulo está recheada de opções para os pequenos se divertirem nessas férias de verão. Cinco montagens feitas exclusivamente para o público infanto-juvenil estão em cartaz na cidade.
Dentre as peças, destaque para “Momo e o Senhor do Tempo”. A peça é inspirada em um livro clássico da literatura infantil, escrito pelo alemão Michael Ende. A história debate a questão da passagem de tempo, de forma lúdica. Já foi adaptada para o teatro diversas vezes, mas essa é a primeira vez que é dirigida por Carla Candiotto, responsável por diversas outras montagens voltadas para as crianças. Será encenada em dois teatros: Alfredo Mesquita, João Caetano e Cacilda Becker, do dia 22 ao dia 30 de janeiro.
Tem também uma montagem voltada ao público juvenil, “Música para Cortar os Pulsos”. Com classificação indicativa de 12 anos, a peça funciona em 10 cenas curtas, a partir dos envolvimentos de um triângulo amoroso adolescente. É encenada nos teatros Paulo Eiró e Arthur Azevedo.
Vale lembrar que, mesmo gratuitas, os ingressos das peças nos teatros municipais são distribuídos 1h antes do início da peça. Para assistir aos espetáculos, é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19.
Confira as datas e sinopses oficiais de cada peça de teatro:
Música para Cortar os Pulsos
Em dez cenas curtas, as histórias amorosas de três corações juvenis se desenrolam com intensidade e ao som das “músicas para cortar os pulsos”. Isabela sofre porque foi abandonada, Felipe quer se apaixonar e Ricardo, seu melhor amigo, está apaixonado por ele.
No Teatro Arthur Azevedo (Avenida Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca). Dias 21 e 22 de janeiro, às 21h, e dia 23 de janeiro, às 19h.
Momo e o Senhor do Tempo
Momo, uma garota brincalhona e alegre, instala-se em uma cidadezinha pacífica e faz vários amigos. Quando os Seres Cinzentos chegam roubando todo o tempo das pessoas, sobra para ela a árdua tarefa de recuperar o tempo roubado de seus amigos, com ajuda do Senhor do Tempo. Com direção de Carla Candiotto.
No Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino). Dias 22 e 23 de janeiro, às 16h.
No Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295 – Lapa). Dias 29 e 30 de janeiro, às 16h.
O Boi Encantado
O Boi Aruá, ou Boi azul como é mais conhecido, é uma criatura encantada que possui o dom de realizar desejos em troca de versos. Tal dom acaba despertando o interesse da terrível Bruxa Maquiavélica, que tenta roubar seus poderes, mas ela enfrentará os protetores do boi: o Menino Tuca e a menina Anita. É narrado pelo poeta Cavaleiro Brincante, com seus versos de cordel, toadas e loas. O espetáculo é um teatro de bonecos.
No Teatro Flávio Império (Rua Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaiba). Dia 25 de janeiro, às 16h.
Samba e Jazz
O personagem Samba recebe em sua terra a personagem Jazz, oriunda de New Orleans, que chega aqui em um escambo cultural. Nesse encontro, descobrem seu parentesco, pois ambos têm o mesmo ancestral originário do Continente Africano. O espetáculo musical conta com a participação da cantora Izzy Gordon cantando “What A Wonderful World” de Louis Armstrong.
No Centro Cultural da Penha (Largo do Rosário, 20 – Penha de França). Dia 25 de janeiro, às 16h.
O Tribunal de Rosas dos Ventos
A cidade chamada Rosa dos Ventos, que há séculos vivia em equilíbrio perfeitamente desenhada em preto e branco, está se apagando pois a cor preta está desaparecendo. Para investigar este mistério, o Velho Juiz convocou alguns habitantes da cidade para um tribunal extraordinário e convida o público a fazer parte do júri que decidirá a sentença.
No Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino). Dias 29 e 30 de janeiro, às 16h.
Fonte: Metro World News, por Fred Lopes