Curta Kinoforum apresenta 141 curtas-metragens de forma on-line
Publicação: 16/08/2021

Acesso aos títulos é totalmente gratuito

O 32º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo – Curta Kinoforum acontece de 19 a 29 de agosto com todas as atividades gratuitas, de forma on-line, via plataformas virtuais, sendo acessível em todo o território brasileiro pelo site www.kinoforum.org

Realizado desde 1990, o Festival é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo. Dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa, o evento é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos, e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro.

Produção infantojuvenil “Ela Luta” está entre filmes selecionados para o Festival (Reprodução/Instagram)

Grande apoiador do evento e da Cultura, o vereador Professor Eliseu Gabriel é o autor da Lei 14.409/20 que incluiu no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo o Festival Internacional de Curtas-metragens, a ser celebrado, anualmente, na segunda quinzena de agosto. “O Curta Kinoforum já se tornou um marco na agenda cultural da cidade por sua programação ampla e diversificada, nada mais justo do que também entrar no calendário oficial de eventos”, acrescenta o parlamentar.

Para esta edição serão apresentados 141 curtas-metragens representando 43 países. A produção brasileira responde por 63 títulos, com destaque para as premiadas produções “Céu de Agosto”  – presente no Festival de Cannes 2021 – e “4 bilhões de infinitos”, parte de uma série dirigida por Marco Antônio Pereira no sertão mineiro. Confira o trailer abaixo:

Vale acrescentar que o Festival recebeu um total de 2.788 inscrições, vindas de 113 países. Representando a América Latina e seu cenário sociopolítico, concorrem filmes como “Quem diz pátria, diz morte” “A montanha lembra”. Outras localidades têm seu espaço garantido com “O paraíso desce à Terra” (África do Sul), “Enquanto ficamos em casa” (Israel), Além das Árvores (França), entre outros.

Cena de “O paraíso desce à Terra” (Reprodução/Flickerfest)

A cerimônia de abertura ocorre às 20 horas do primeiro dia de evento, conduzida pela jornalista especialista em cinema Flavia Guerra. Já o anúncio dos premiados será realizado em 28 de agosto, no mesmo horário, com transmissão pelo site dos organizadores.

Confira a programação completa aqui.

Compartilhar