Feira USP e as Profissões 2021 acontece virtualmente na próxima semana
Publicação: 27/08/2021

Dinâmico e interativo, evento busca democratizar o acesso à universidade

Nos dias 2 e 3 de setembro, todas as unidades de ensino e pesquisa, museus e institutos da USP participarão da Feira USP e as Profissões 2021. Pelo segundo ano consecutivo, a feira será realizada virtualmente, respeitando as restrições ainda necessárias para grandes eventos presenciais.

Com uma programação dinâmica e interativa, repleta de lives, bate-papos, vídeos exclusivos e conteúdos culturais, a feira oferece ao jovem informações sobre os 142 cursos de graduação da Universidade, seus oito campi, além dos museus e órgãos de cultura.

A participação no evento é totalmente gratuita e não demanda inscrições prévias, bastando acessar o site uspprofissoes.usp.br.

Para a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, o formato digital comprovou ser muito eficaz para ampliar o alcance da feira. “Esperamos, em breve, voltar a receber presencialmente o público em nossos espaços, mas com certeza também manteremos conteúdos on-line, que chegam para aqueles que estão mais distantes sem as barreiras do deslocamento. A enorme quantidade de acessos na edição de 2020 mostra a demanda que existe por essas informações entre os jovens. Nosso comprometimento é democratizar cada vez mais o acesso à Universidade”, afirma.

Atrações do Show da Física – Foto: USP Imagens

Atividades culturais

Os bastidores das ciências do mar: curiosidades biológicas e experiências pessoais de um cientista, Oficina de extração de DNA, A arte no preparo de medicamentos: o papel da farmacotécnica e nanotecnologia, Seminário: Arquitetura de Computadores, Empreendedorismo e Startup, As cavernas e as Geociências e A carreira do internacionalista são algumas das dezenas de palestras e oficinas que os estudantes poderão conferir na Feira USP e as Profissões.

A partir de bate-papos, os participantes também poderão conhecer o Parque CienTec e seu Planetário, brinquedos de física e outras atrações. Haverá também atividades com Coralusp, como o projeto Quarentécnica, que traz técnicas vocais preparadas pelos especialistas e lives e vídeos sobre o músico de orquestra com a Osusp.

Entre as atrações mais procuradas nas edições anteriores, o Show da Física e a Orientação Profissional do Instituto de Psicologia (IP) da USP também estarão na edição digital. O primeiro traz experimentos lúdicos há mais de 25 anos de forma descomplicada para os estudantes. Já a orientação vocacional terá estande virtual próprio para auxiliar os jovens na procura de sua profissão.

Planetário do Parque Cientec vai promover atividades na Feira – Foto: USP Imagens/Freepik

Experiência virtual

Um dos maiores e mais tradicionais eventos da USP na área de extensão e relacionamento com a sociedade, há 20 anos, a Feira USP e as Profissões é marcada por uma intensa participação de jovens em busca de seu futuro profissional.

A cada edição, o público tem contato com professores, pesquisadores e estudantes universitários, tendo a oportunidade de conhecer de perto os cursos e carreiras, tirar dúvidas e ampliar horizontes. Também são oferecidas atividades culturais, exibições de acervos, orientação vocacional e informações de políticas de acesso e permanência estudantil.

Em 2020, diante da pandemia de covid-19, a USP encarou o desafio de preparar um evento com os mesmos conteúdos, porém de forma digital. Por não ser presencial, a Feira USP e as Profissões foi realizada em edição única, abrangendo todos os campi da Universidade. Mais de 1 milhão de pessoas tiveram acesso à primeira edição virtual da feira, expandindo o alcance para outros Estados e para diversos países, em uma ação de democratização do ensino público e redução da evasão escolar. Em um comparativo com as duas versões presenciais de 2019, uma na capital e outra no interior de São Paulo, houve um aumento de mais de 1.000% em participação.

Confira mais informações sobre a Feira USP e as Profissões no site uspprofissoes.usp.br e nas redes sociais Facebook | Instagram 

Fonte: Jornal da USP, por Erika Yamamoto

Compartilhar