Tradicional mostra do Teatro Folha disponibiliza sete peças a preços acessíveis
A criançada tem a diversão garantida no inverno. Até o dia 1º de agosto, acontece a 34ª edição do tradicional Festival de Férias do Teatro Folha. Mais uma vez, o público tem acesso a sete espetáculos bem diferentes entre si. Os ingressos custam R$10 e podem ser adquiridos aqui. Como os trabalhos não são apresentados ao vivo, é possível assistir às peças no horário mais conveniente – e quantas vezes você quiser!
E olha que a programação agrada todos os gostos! Em “Bichos do Brasil”, a premiada companhia Pia Fraus mostra o cotidiano de animais que vivem em uma selva tropical. Além de ser visualmente impactante, a peça explora ritmos brasileiríssimos. Quase não existem falas, mas os personagens interagem ao som de forró, frevo, bossa nova, samba e maracatu.
Que tal introduzir os pequenos ao universos shakespeariano? Em “Bruxas da Escócia”, a Cia. Vagalum Tum Tum fez uma belíssima adaptação de “Macbeth” para as crianças. Na trama, Macbeth, um valente general do exército escocês, retorna de uma batalha e se depara com uma profecia que afirma que ele se tornará um rei.
A Cia. Circo de Bonecos presenteia o público com o espetáculo “Lolo Barnabé”. No enredo, Lolo é casado com Brisa e é pai de Finfo Barnabé. A família sempre busca a felicidade, mas morar em uma caverna dificulta um pouco as coisas. Por isso, eles começam a inventar maneiras de encontrar conforto. O texto é inspirado no livro homônimo de Eva Furnari e ganhou uma versão adaptada para exibições virtuais em 2020.
No Festival de Férias do Teatro Folha tem até homenagem para Leonardo Da Vinci! A Peste – Cia. Urbana de Teatro apresenta “O Inventor de Sonhos”. Na trama, após alguns personagens se atrapalharem com uma máquina do tempo, eles voltam ao passado e encontram o próprio gênio renascentista em pessoa. Além de atores, o espetáculo usa bonecos e música na condução do enredo.
Para os sonhadores de plantão, outra peça bacana é “Tico-Tico”, da Cia. das Cores. Inspirada na clássica canção “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, eternizada na voz de Carmen Miranda, a obra conta a história da sonhadora costureira Aurora.
Durante o trabalho, ela sempre se distrai com músicas e a memória de sua infância. O legal é que a trilha sonora tem outras composições de Zequinha.
É possível mergulhar na mitologia indígena com o espetáculo “Contos do índio e da floresta por Matintaperera”, com direção de Claudio Marinho. Os espectadores têm uma experiência única com figuras como Poré, o pai dos raios e trovões; o povo indígena caranguejo; Mãe d’ Água e a sua origem de índia guerreira; Querpimanha, a mãe dos sonhos; a Lenda do Milho; Curupira, o ser fantástico que protege a floresta; Mapinguari, monstro terrível da Amazônia; e Arapaçu, o pássaro e a raiz mágica que abre portas.
Claro que não poderia faltar um conto de fadas na programação do 34º Festival de Férias do Teatro Folha. “Cinderela”, com direção de Isser Korik, é recontada de forma muito dinâmica, em que os dois atores em cena fazem, cada um, seis papeis distintos.
por Catraca Livre