Hoje, posso continuar meu sonho?
Publicação: 22/07/2020

Depois dessa pandemia a humanidade será mais fraternal ou, ao contrário, a omissão dos governos e a desigualdade social nos colocarão em conflitos cada vez mais graves? Mais uma vez li notícias, artigos e análises de bons jornalistas. Afinal, depois dessa pandemia a humanidade será mais fraternal ou, ao contrário, a omissão dos governos e a desigualdade social nos colocarão em conflitos cada vez mais graves?

O último texto que li – “Nasa contribui com respirador, capacete, porém, me fez pensar numa força para superar a angústia desse isolamento social. Trata de um desafio que a NASA fez aos seus funcionários: produzir um respirador que seja muito fácil de fabricar e a um preço bem inferior aos atuais, para tratar os pacientes da Covid-19. Pois bem, conseguiram.

Reproduzo o último parágrafo daquele artigo do Salvador Nogueira: “O leitor mais cínico talvez se pergunte se não seria mais eficiente fechar a NASA e abrir logo uma agência dedicada aos problemas do agora na Terra. Eu devolvo a pergunta: será que essa hipotética agência do hoje atrairia tanta competência e criatividade se estivesse focada somente na necessidade imediata? “Será que esses produtos poderiam ser concebidos sem aqueles que sonham com o futuro da humanidade e com a expansão dos domínios da ciência?” Especialmente nessa hora, manter aceso nosso sonho é fundamental!

Eliseu Gabriel é professor, vereador e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal.

Compartilhar