Bate-papo com o escritor abordou a literatura na pandemia
Nessa segunda-feira (12), o autor Ilan Brenman marcou presença na 10ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, que ocorreu de 12 a 16 de abril, pela primeira vez totalmente on-line. O evento é Lei do vereador Eliseu Gabriel e faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo. No bate-papo, mediado pelo pedagogo Lion Santiago, o tema abordado foi a importância do estímulo ao consumo de literatura na pandemia.
“A ficção é um oásis neste deserto que estamos atravessando”, explicou o escritor que é considerado um dos mais importantes nomes da literatura infantojuvenil brasileira, com mais de 70 livros publicados.
Segundo Brenman, a sociedade enfrenta um momento em que a necessidade de encontrar um equilíbrio entre tecnologia e vida real torna-se perceptível. Para ele, o mundo digital possui inúmeros benefícios e tem auxiliado pessoas a enfrentar barreiras, mas não pode superar contato físico e os momentos de encontro familiar.
Lion Santiago aponta também que o isolamento social transformou lares em espaços de convívio com a fantasia, apenas reforçando a relevância dos pais na formação de jovens leitores.
Durante a conversa, ainda foi levantada a questão da tentativa de substituição de livros físicos por digitais. Os participantes defenderam o uso da internet como instrumento na educação de jovens e a criação de políticas públicas que amplifiquem seu acesso, no entanto ressaltaram que o meio é propício a muitas distrações, especialmente para crianças em fase de desenvolvimento.
“O livro de papel é um brinquedo que nunca gasta, um objeto perfeito que cria marcas para sempre e só depende do leitor para ser útil”, defendeu Ilan Brenman. O autor encerrou a atividade afirmando que tem aproveitado o período em casa para ler e compartilhar conteúdos relacionados às suas obras em suas redes sociais.
Confira a íntegra no vídeo abaixo: