Inscrições para o Enem 2021 têm início hoje
Publicação: 30/06/2021

Página do Participante fica disponível aos interessados até 14 de julho

A partir desta quarta-feira, 30 de junho, os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem acessar a Página do Participante e realizar sua inscrição. O prazo de registro no sistema vai até 14 de julho.

Haverá cobrança de R$85 para aqueles que não estão isentos da taxa. Os indivíduos beneficiados, por outro lado, também devem se inscrever no vestibular. Para isso, é necessário informar o número do CPF e a data de nascimento no portal disponibilizado pelo Inep. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações.

Além disso, o participante deve escolher o modelo de prova que deseja realizar — impressa ou digital. É importante lembrar que a versão digital do exame tem número de vagas limitadas e é exclusiva para quem já concluiu o ensino médio ou concluirá a etapa educacional em 2021. Dessa forma, os chamados “treineiros” — participantes que se inscrevem no exame para fins de autoavaliação do conhecimento — podem se aplicar somente para o Enem impresso.

Atendimento

Os participantes que precisarem de atendimento devem realizar a solicitação no momento da inscrição e informar as condições que motivam o pedido. Têm acesso a este serviço portadores de baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

O solicitante deve anexar, na Página do Participante, a documentação que comprove a necessidade de acessibilidade, com nome completo do participante; diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

No caso da participante lactante, a certidão de nascimento da criança, com idade inferior ou igual a um ano, deverá ser anexada na Página do Participante. Já aqueles que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) podem solicitar o tratamento pelo nome social, no período de 19 a 23 de julho.

Aplicação

Em 2021, as duas versões do Enem (impressa e digital) terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais. A aplicação também ocorre nas mesmas datas, 21 e 28 de novembro.

Compartilhar