Site disponibiliza a partir desta sexta (11) conteúdo especial sobre a escritora
Maria Firmina dos Reis (1822-1917) fez história. Romancista, contista e professora, foi a primeira mulher negra a publicar um romance no Brasil e deixou marcas no pensamento e na literatura pré-abolicionista no país. O seu romance Úrsula é apontado como o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher e se tornou um expoente do romantismo nacional.
Para comemorar os 200 anos de nascimento de Maria Firmina, o Itaú Cultural disponibiliza a partir desta sexta (11) um material especial em seu site. A comemoração se estende à Enciclopédia Itaú Cultural e à plataforma Ancestralidades, onde se pode conhecer mais sobre a importância da autora nos verbetes disponibilizados a respeito de sua obra.
No material, é revelada uma autora presente no imaginário e na voz de artistas de diferentes modalidades, com uma trajetória estendida para várias atividades e inédita no Brasil do século XIX, que vai além de Úrsula, seu romance de estreia.
Há uma matéria com a atriz maranhense Júlia Martins, que desde 2019 interpreta a escritora no espetáculo Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo; e um texto do pesquisador Rafael Balseiro Zin, autor de Maria Firmina dos Reis: a trajetória intelectual de uma escritora afrodescendente no Brasil oitocentista (Aetia Editorial), destacando curiosidades sobre a autora.
Quem tiver interesse em saber mais sobre a trajetória de Maria Firmina, verbetes sobre a escritora podem ser consultados na Enciclopédia Itaú Cultural e na seção Biografias e Trajetórias da plataforma Ancestralidades, que ao longo desse mês disponibilizará também um texto a respeito da escritora.
Fonte: PublishNews