Kiusam de Oliveira aborda literatura antirracista em live
Publicação: 13/04/2022

Autora foi destaque na Semana de Leitura 2022

Na tarde da última quarta-feira (6), a Semana de Leitura recebeu a escritora Kiusam de Oliveira para um bate-papo virtual. Com o tema “A Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil”, a atividade integrou a programação da 11ª Semana Municipal de Leitura, que é Lei 14.999/09 do vereador Professor Eliseu Gabriel.

Educadora há mais de 25 anos, Kiusam atuou como orientadora pedagógica do projeto Geração XXI, o primeiro de Ação Afirmativa do país. Tal filosofia permeia toda a sua obra, marcada pela abordagem lúdica da cultura afrodescendente.

“As questões raciais no campo da leitura sempre me chamaram atenção, pelo fato de minha própria vida ter sido guiada por elas. Nunca me senti representada pelos personagens e somente aos doze anos, quando li ‘Capitães de Areia’, pude me identificar com um”, explicou aos espectadores.

Live encontra-se disponível no Facebook e YouTube Estudo e Leitura

Segundo a autora, que já teve um de seus livros elencado pela ONU no ranking dos dez mais importantes em direitos humanos, sua experiência em sala de aula também foi fundamental para seu processo criativo.

“Enquanto professora, minha busca era constante para conseguir observar e registrar o que acontecia com meus alunos. Assim, passei a saber o que as crianças esperavam de uma história”, detalhou.

Durante a conversa, ainda foram abordados o critério utilizado por Kiusam nas ilustrações de suas obras, o uso de elementos da mitologia africana, práticas pedagógicas, entre outros. Mediada pelo professor Renato Santos, a live também contou com recursos de acessibilidade em libras.

Assista, abaixo, a live completa:

Compartilhar