Leitura e inclusão sociocultural
Publicação: 31/05/2021

Debate promoveu reflexão sobre o tema na Virada 2021

Parte da programação da Virada da Leitura, realizada no último sábado (29), um debate entre representantes das secretarias municipais parceiras do evento e o  vereador Professor Eliseu Gabriel abordou a Literatura enquanto instrumento de inclusão sociocultural.

De acordo com o parlamentar, a leitura promove um processo civilizatório e é absolutamente fundamental para a vida. “O Brasil precisa de políticas públicas que atuem no sentido de incentivá-la e divulgar sua importância, para que ler se torne um hábito entre nós”, completou.

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, em vídeo fez questão de ressaltar a relevância da Virada para o trabalho desenvolvido na rede de ensino paulistana: “isso nos remete a projetos como as Salas de Leitura, que completarão 50 anos, e ações de atualização dos acervos escolares desenvolvidas justamente para despertar o encantamento pelo livro”.

Segundo Felipe Costa, diretor do Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de Educação, algo visível no evento é o quanto as obras literárias alimentam a necessidade de conhecer novas realidades. “Acredito que elas ainda nos ajudam a conviver em sociedade e, sobretudo, a desenvolver capacidades.”

“Estamos todos trabalhando num sentido de inclusão e participação social. Quanto mais investirmos nisto, maior será nossa capacidade de mudar o baixo número de leitores existente no país”, completou Ingrid Soares, Secretária Adjunta de Cultura.

Para a assessora especial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Carmem Lúcia Valle, a atração encanta a todos, inibindo desigualdades ao trazer a interpretação em libras. “Quando vejo uma iniciativa com o porte da Virada da Leitura, começo a ter mais esperança no poder da educação”, completou.

Durante a live também aconteceu o lançamento da segunda edição da Ação Cultural Jovem Poeta. O tema escolhido é “Boas lembranças” e podem participar crianças e jovens de 8 a 17 anos. Inscrições gratuitas em www.jovempoeta.com.br

Confira a íntegra abaixo:

Compartilhar