Literatura de terror é tema de bate-papo com Marcos Debrito
Publicação: 20/04/2022

Escritor marcou presença na Semana de Leitura 2022

Nome consolidado na literatura de terror, Marcos Debrito promoveu um bate-papo sobre o gênero na última sexta-feira (8). Mediada por Taís Freitas, a atividade fez parte da 11ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura, iniciativa de lei do vereador Professor Eliseu Gabriel.

“Meus primeiros trabalhos foram experimentais, mas o mercado editorial me abraçou tão bem que resolvi continuar. Acredito que, em algum momento, o terror me escolheu e acabou se tornando parte de mim”, declarou o autor.

Formado em Cinema, Debrito também dirige e produz suspenses, pelos quais já foi premiado dentro e fora do país. Atualmente, ele trabalha na adaptação de um de seus livros: “Palavras interrompidas”. Assista, abaixo, o trailer:

“Sempre tive o desejo de contar histórias e as contava melhor no audiovisual, porém o custo dessas produções costuma ser alto. Então, decidi adaptá-las para o formato literário”, explicou Marcos.

Segundo o escritor, o início de sua trajetória acompanhou a evolução do gênero no Brasil, uma vez que não se tratava de algo popular. Hoje, ele soma oito romances publicados e uma indicação ao prêmio Jabuti 2021.

“Nunca fiz uma obra pensando em atingir um grande público. O terror é uma literatura de confronto que nos permite quebrar algumas normas, então busco explorar aquilo que me incomoda, trazendo metáforas para a realidade”, detalhou.

O bate-papo ainda abordou influências na escrita de Debrito, o uso de elementos da cultura nacional e muito mais.

A íntegra pode ser conferida a seguir:

Compartilhar