Relação foi explorada em bate-papo com Eliana Martins
Realizada de 4 a 8 de abril, a 11ª Semana de Leitura recebeu Eliana Martins para um bate-papo sobre sua trajetória como escritora de livros infanto-juvenis. Iniciativa de lei do vereador Professor Eliseu Gabriel, o evento faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo.
“Quando criança, tive a felicidade de ouvir muitas histórias contadas pelos meus pais. Passávamos horas na biblioteca do nosso bairro, que era um lugar mágico para mim”, declarou a autora.
De acordo com Eliana, que hoje possui mais de 80 obras publicadas, a influência foi vital em sua carreira. No entanto, foi lecionando para uma classe de crianças com deficiência que seu dom aflorou, como uma forma de facilitar a compreensão do conteúdo ensinado.
‘’Comecei a criar peças de teatro e escrever histórias, então percebi que os alunos começaram a assimilar melhor as matérias. Certo dia, minha cunhada sugeriu que eu enviasse isso para uma editora. Assim nasceu meu primeiro livro”, explicou.
Com mediação de Sueli Gonçalves, idealizadora das Academias Estudantis de Letras, a live explorou a fundo a estreita relação existente entre Literatura e Educação.
“Trata-se de um elo, pois mesmo que não saiba, ao ler você está estudando. Por meio dos livros, é possível aprender sobre diferentes modos de vida, pensamentos, localidades e muito mais”, afirmou Martins.
Para Suelizinha, “pensar que ao longo de toda uma semana, a cidade se movimenta em torno disso é maravilhoso. Fico muito feliz por fazer parte desse projeto, colaborando de alguma forma para manter viva essa chama.”
Durante a conversa, ainda foram abordadas dicas para encontrar um estilo literário, a aplicação da escrita em diferentes ramos, entre outros assuntos.
Confira a íntegra a seguir: