Livros no combate aos maus tratos animais
Publicação: 11/05/2021

Saiba mais sobre o projeto Respeitar para Proteger

Criado com o objetivo de preparar crianças para que sejam protagonistas de uma nova relação com os animais, o projeto Respeitar para Proteger esteve presente em um bate-papo com o vereador Eliseu Gabriel sobre o papel dos livros neste trabalho. A atividade integrou a programação da 10ª Semana de Estudo e Leitura, realizada no início de abril.

Para Eliseu, foi gratificante reencontrar as idealizadoras do projeto que apoia desde o início, Cristina Cabral e Maria Helena Querido. “O bacana é que aprendi muito com elas sobre esse assunto. A proteção e respeito aos animais estão relacionados à nossa humanidade”, explicou.

Ao todo, três obras foram publicadas pelas educadoras, a fim de tornar a defesa animal presente no dia a dia desde a infância. São elas: “O amigo não abandona outro amigo”, “Cuidar de alguém me deixa feliz” e “Os animais sentem tudo o que você sente”.

Segundo Querido, o maior desafio enfrentado foi a adaptação de conteúdos complexos ao universo infantil. No entanto, a conscientização se faz necessária para que a mudança aconteça e investir nas crianças é, também, apostar numa geração melhor.

O vereador ainda ressaltou que o assunto já foi tema da segunda edição do livro “Descobrir-se autor”, ação desenvolvida na Semana que reúne, em obras físicas, textos dos alunos da rede pública de ensino. Além disso, a discussão o levou a criar projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal de São Paulo que garantem a manutenção dos direitos animais.

Assista, a seguir, ao bate-papo na íntegra.

Compartilhar