Macunaíma em quadrinhos: adaptação foi debatida em encontro virtual
Publicação: 27/04/2022

Autores da HQ participaram da Semana de Leitura 2022

Em parceria com a Gibiteca Balão!, a 11ª Semana de Leitura promoveu uma live com os autores da adaptação em quadrinhos de “Macunaíma”, Dan X e Angelo Abu. Mediada por Otávio Marques, a conversa explorou o processo de criação da obra.

Escrito por Mário de Andrade, o romance busca retratar o povo brasileiro e suas tradições, por meio do “herói sem caráter”. Este seria representado pelo protagonista, um indígena que viaja a São Paulo para recuperar seu amuleto perdido.

“Acho importante situarmos a obra na história, uma vez que ela foi lançada junto ao início do movimento modernista. Seguindo a ruptura proposta, ela nos traz uma mistura de linguagens que em certos momentos até se assimila com a dos quadrinhos”, explicou Abu.

De acordo com Daniel Monteiro, o Dan X, diversos elementos do período de publicação da história original foram utilizados como inspiração para as ilustrações.

“Ao todo, foram dois anos de produção. Reunimos muitas referências, entre elas as telas famosas de Tarsila do Amaral, pôsteres da Semana de Arte Moderna e materiais extraídos da revista Klaxon”, descreveu.

Alinhado ao tema central da Semana de Leitura em 2022, que celebrou os cem anos do Modernismo Brasileiro, o bate-papo ainda levantou um debate sobre outras adaptações da obra e abriu espaço para questionamentos dos espectadores.

Assista a íntegra a seguir:

Ações da GB! na Semana de Leitura 2022 

Realizada no início de abril, em formato híbrido, a Semana também teve atividades presenciais realizadas pela Gibiteca Balão! 

No dia 6, alunos da EMEF Maurício Goulart, da zona Leste, desfrutaram de um acervo focado em autores nacionais e histórias em quadrinhos, além de sessões de jogos de tabuleiro e retrogames (jogos antigos). Já na sexta-feira (8), a atividade contemplou os visitantes da Okupação C.O.R.A.G.E.M, na Cohab José Bonifácio. 

Atuante há oito anos em Itaquera, a Gibiteca aproxima moradores da região Leste de produções consagradas entre os geeks, a fim de democratizar o acesso ao entretenimento. Por meio de atividades gratuitas, o projeto ainda incentiva a leitura, reunindo em seu espaço mais de sete mil livros.

Parceria entre Gibiteca Balão! e a 11ª Semana de Leitura foi um sucesso (Foto: Reprodução/ Facebook/ @gibitecabalao)

Compartilhar