Mário de Andrade: o Papa do Modernismo
Publicação: 24/03/2023

Pascoal da Conceição reviveu trajetória do escritor na abertura da Semana

Grande destaque da abertura da Semana de Leitura 2022, realizada no dia 4 de abril, o ator Pascoal da Conceição trouxe de volta à vida o escritor Mário de Andrade.

Numa homenagem ao centenário do Modernismo Brasileiro, que é tema central da 11ª edição do evento, momentos marcantes da vida do escritor foram apresentados ao público, por meio de cenas intercaladas com as demais atrações da sessão solene.

Dentre elas, a vaia contra a Semana de Arte Moderna de 1922 ganhou participação em massa da plateia. “Há exatos cem anos, Mário de Andrade não conseguiu falar. Então, de maneira improvisada, repetimos isso e eles adoraram”, explicou Pascoal em entrevista ao programa SP2, da Rede Globo.

A peça contou ainda com acompanhamento musical e a presença do Papa, numa alusão cômica ao título de “Papa do Modernismo” conferido ao escritor. Tal nomenclatura é justificada pelo fato de Andrade ser um dos idealizadores do movimento que dominou o Theatro Municipal, a fim de criar uma identidade própria para o povo brasileiro.

Levando o público às gargalhadas, também foi reproduzida a cena do livro “Macunaíma”, em que o protagonista foge pelas ruas de São Paulo disfarçado de mulher.

Neste ano, mais de mil alunos da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de acompanhar a cerimônia de abertura da Semana de Leitura, sendo esta a primeira vez em que puderam entrar no edifício do Theatro.

Compartilhar