Os vestibulares costumam explorar essas datas nas questões, seja de forma direta ou para contextualizar perguntas
Há 200 anos, o Brasil se tornava independente. Há 100, assistia à Semana de Arte Moderna. Há 60, o mundo estava dividido e preocupado com a Crise dos Mísseis.
Quando acontecimentos desse porte fazem aniversário redondo costumam gerar certa mobilização – pode ser uma homenagem, uma manifestação, um pesar ou comemorações. Com os vestibulares não é diferente.
As bancas também celebram essas datas a seu modo, seja elaborando uma questão mais direta sobre o tema ou usando a data para contextualizar perguntas. Por isso é tão importante que os vestibulandos pesquisem e entendam esses eventos.
Para te ajudar, separamos nove fatos históricos que fazem (ou já fizeram) aniversário redondo em 2022. Confira:
100 anos da Semana de Arte Moderna (1922)
Em fevereiro de 1922, ocorria em São Paulo, no Theatro Municipal, a Semana de Arte Moderna. O evento foi um marco para a cultura nacional e consagrou o Modernismo no Brasil.
O movimento artístico, cultural e literário tem como principais características o antiacademicismo, o nacionalismo e a crítica à tradição. Entre os artistas que se destacaram no Modernismo estão Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
200 anos da Independência do Brasil (1822)
A independência do Brasil foi proclamada em 7 de setembro de 1922. O acontecimento foi resultado de uma série de fatores, como o desgaste na relação entre Brsil e Portugal principalmente após a chegada da família real, em 1808. A abertura dos portos às nações amigas, que permitiu o comércio com outros países além da metrópole, também balançou um dos principais alicerces do pacto colonial.
Outros fatores que influenciaram a independência brasileira foram as revoltas emancipacionistas da época (como a Conjuração Baiana e a Inconfidência Mineira), a independência dos Estados Unidos (1776), a Revolução Francesa (1789) e a pressão da Inglaterra, que estava interessada em novos mercados consumidores.
60 anos da Crise dos Mísseis (1962)
Após o término da Segunda Guerra Mundial (1945), o mundo vivia um conflito político-ideológico protagonizado pelas duas potências da época, Estados Unidos e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ). O embate ficou conhecido como Guerra Fria.
Nesse contexto, em 1962 houve o ápice da tensão diplomática entre as nações quando foi descoberta uma base de mísseis nucleares soviéticos em Cuba, ou seja, próximo do território norte-americano. Depois de 13 dias de negociação, os mísseis foram retirados.
90 anos de Revolução Constitucionalista (1932)
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado contra o governo de Getúlio Vargas, recém-instituído após a Revolução de 1930. As elites paulistas estavam insatisfeitas após perderem o protagonismo político decorrente da aliança com Minas Gerais, a “política do café com leite”, e pediam uma nova Constituição.
Em menos de três meses, as forças militares do governo venceram as tropas paulistas, que acabaram se rendendo. Mesmo com a derrota, São Paulo conseguiu o que queria: uma nova Constituição foi promulgada em 1934.
80 anos de Stephen Hawking (1942)
Em 2022, o cientista britânico Stephen Hawking completaria 80 anos. Considerada uma das mentes mais brilhantes do mundo, Hawking foi responsável por uma série de descobertas no ramo da astrofísica e buscava tornar a ciência mais acessível e popular, usando em seus livros uma linguagem simples e fluida.
30 anos do Massacre do Carandiru (1992)
Em 2 de outubro de 1992 ocorreu um dos maiores massacres da história nacional: 111 detentos, segundo dados oficiais, foram mortos após a Polícia Militar entrar na Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru, para conter uma rebelião. Estima-se que o número de vítimas tenha sido maior que o divulgado.
Em 2002, iniciou-se o processo de desativação do Carandiru e o local foi tombado, em 2019, pela Prefeitura de São Paulo.
30 anos do Impeachment de Fernando Collor (1992)
Em 1992, em meio a uma série de denúncias de corrupção, o então presidente Fernando Collor de Mello sofreu um impeachment. Collor foi o primeiro presidente eleito por voto popular após o fim da ditadura militar (1964 – 1985).
70 anos da 1ª detonação da bomba de hidrogênio (1952)
A primeira bomba de hidrogênio (bomba H ou bomba termonuclear) foi testada em 1952 pelos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, a potência desse tipo de bomba pode ser centenas de milhares de vezes maior que a de uma bomba atômica, como as detonadas em Hiroshima e Nagasaki.
450 anos do poema Os Lusíadas (1572)
Em 1572, foi publicado o poema épico Os Lusíadas, de Luiz Vaz de Camões. A obra, que narra as viagens de navegadores portugueses em direção às Índias, é um marco da língua portuguesa.
Fonte: Guia do Estudante, por Julia di Spagna