Na Semana de Leitura, escritora falou sobre a coleção “Bem-me-quer”, da Turma da Mônica
Autora da “Bem-me-quer”, coleção especial da Turma da Mônica que apresenta sentimentos complexos ao público infantil, Paula Furtado marcou a 11ª Semana Municipal de Estudo e Leitura com um bate-papo sobre o caráter terapêutico da literatura.
“Descobri que as histórias têm esse poder curativo, porque sempre nos identificamos com a jornada do herói. Todos enfrentam alguma dificuldade e criam ‘caraminholas’ nas próprias cabeças, mas ainda é possível encontrar um final feliz”, detalhou a escritora.
Segundo Paula, as mais de 90 obras que publicou procuram trabalhar essa superação não só entre crianças. “Caraminholas na cachola”, por exemplo, foi listada pela revista Claudia como um dos 17 livros infantis que agradam também aos adultos.
“Depois de uma contação, vemos que não importa a idade de quem está ouvindo, de alguma forma aquilo vai fazer sentido na vida de cada um. Afinal, ali é aberta uma oportunidade de diálogo e autopercepção”, explica.
Transmitida pelas redes sociais do evento, que é lei do vereador Professor Eliseu Gabriel, a atividade foi mediada pelo coordenador de AEL (Academia Estudantil de Letras) Guilherme Cunha Carvalho e teve recursos de acessibilidade em libras.
Assista à integra abaixo: