Primeira Virada da Leitura acontece em 29 de maio
Publicação: 22/05/2021

Evento on-line e gratuito terá teatro, contação, musical, bate-papo e muito mais!

Totalmente on-line, em razão da pandemia, a primeira Virada da Leitura da Cidade de São Paulo será realizada em 29 de maio. Instituído pela Lei 17.370/20, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB), o evento integra o Calendário Oficial do município.

“O maior mérito deste projeto é ser inclusivo, oferecendo oportunidades e experiências de leitura que, muitas vezes, não acontecem por dificuldades econômicas e sociais”, explica Eliseu.

A realização é uma parceria entre o gabinete do parlamentar e as secretarias municipais de Cultura, Educação e Pessoa com Deficiência. Também são apoiadores da iniciativa: Aprofem, CBL, CPP e Sinesp.

Transmitida pelas redes sociais Estudo e Leitura, a programação contará com diversas atividades culturais que despertarão o interesse pelo consumo e produção de obras literárias. São elas: contação de histórias, peças teatrais, workshops, rodas de bate-papo e até mesmo musicais.

Ao todo, serão 12 horas de atrações ininterruptas, com destaque para a participação do cartunista Mauricio de Sousa – mundialmente conhecido como o “pai da Turma da Mônica” – e de Marcos Martinz, autor do livro “Até que a morte nos ampare”.

Ainda farão parte da Virada apresentações do grupo musical Trovadores Urbanos, além das narrações lúdicas de Vovó Zizi e da personagem Emília, que saltará das histórias para engrandecer o universo fictício criado por Monteiro Lobato.

Também durante a Virada da Leitura será lançada a segunda edição da Ação Cultural Jovem Poeta. Nela, estudantes de 8 a 17 anos são convidados a escrever uma poesia com o tema “Boas lembranças”, que poderá compor um e-Book distribuído gratuitamente pelas redes sociais.

Com o intuito de tornar a Virada o mais acessível possível, algumas atividades contarão com interpretação em libras.

“Acredito numa cidade em que a leitura faça parte da vida das pessoas, tornando-as mais capazes de exercer sua cidadania. Por isso, criei esta lei e fico muito feliz por vê-la sendo concretizada”, completou o vereador.

Confira aqui o horário de exibição de todas as atividades ou acesse as redes sociais:

facebook.com/estudoeleitura

instagram.com/estudo_leitura

youtube.com/estudoeleitura 

Compartilhar