Curta na Sala de Aula tem início em 14 de fevereiro, totalmente gratuito
Em sua primeira fase, de 14 a 18 de fevereiro, o projeto Curta na Sala de Aula promove um webinar sobre a utilização do formato audiovisual como ferramenta de trabalho e inclusão no ensino. Totalmente gratuitos, os encontros serão transmitidos sempre às 19h30, pelo endereço www.youtube.com/c/curtakinoforum.
Viabilizada por emenda parlamentar do vereador Professor Eliseu Gabriel, a iniciativa é uma realização da Associação Cultural Kinoforum, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Durante o evento, especialistas do ramo debaterão diversos aspectos dos curtas-metragens, explorando seu papel educativo e ampliando o repertório dos participantes. “Ao buscar novas linguagens e abordagens, a educação encontra excelentes oportunidades de aprimoramento. Certamente, o audiovisual só tem a contribuir com isto”, declara Eliseu.
Posteriormente, na última semana do mês, uma oficina de formação capacitará professores e educadores para aplicação prática dos conceitos abordados em escolas públicas da cidade. Serão beneficiados alunos de oito a dez anos.
Com base nesta experiência, o projeto resultará na publicação do Guia Audiovisual “Curta na Sala de Aula”, que vai oferecer dicas e estratégias para aproximar estudantes a este universo.
Confira, a seguir, a programação:
* 14/02, segunda-feira: “Confluências Artísticas Pedagógicas em Afroperspectiva – Kunkula Kimpa”, com Suellen Ribeiro, cocriadora na N’Kinpa- Núcleo de Culturas Negras e Periféricas, a coordenadora do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras Kelly Santos e a pesquisa de expressões africanas e afrodiaspóricas Joice Jane Teixeira.
* 15/02, terça-feira: “Audiovisual e Educação – Uma Janela Aberta para Vivenciar o Cinema”, com Jean Richard, realizador do projeto “Vivenciando o Cinema na Escola”, e Jefferson Santos, profissional de arte-educação na linguagem de cinema e vídeo na Ação Educativa.
* 16/02, quarta-feira: “Música, Cinema e Animação em Stop Motion no Ambiente Educacional”, com Wal Serra, cantora e pesquisadora no projeto Sambando em Poesia, Marta Russo, profissional que ministra oficinas de animação em stop motion, e o coordenador de oficinas audiovisuais Ralph Friedericks.
* 17/02, quinta-feira: “O Potencial da Ludicidade e Comicidade como Facilitadoras do Aprendizado com Crianças”, com a professora e artista circense Amanda Coutho, e Adriana Napoli, contadora de histórias e artista educadora, com mediação da atriz, palhaça, recreadora e educadora artística Fabi Sampaio.
* 18/02, sexta-feira: “Educação, Comunicação e Sociedade: O Audiovisual nos Processos de Ensino e Aprendizagem”, com o professor Edwin Perez, especialista em criação de imagem e som em maios eletrônicos, e Bruno Casallotti, professor de sociologia da comunicação, teorias da comunicação, artes, cultura e estética.