Representações da mulher através de personagens de Machado de Assis
Publicação: 18/02/2022

Centro Cultural Fiesp realiza live literária gratuita no dia 22 de fevereiro

Para dar início ao ciclo de bate-papos literários de 2022, o Centro Cultural Fiesp (CCF), em parceria com a equipe de Cultura SESI e a SESI-SP Editora, realizará no dia 22 de fevereiro a primeira live literária do ano, cuja temática será: Representações da mulher através de personagens de Machado de Assis.

Para discorrer sobre o assunto, o qual terá como base o livro Mulheres de Machado (SESI-SP Editora), os convidados serão: o autor e especialista em literatura machadiana Luiz Antonio Aguiar e a influenciadora digital dos canais Realidade literal (Instagram) e Literatura sem frescura (podcast), Thaíse Dias.

Por isso, se você é fã da literatura de Machado de Assis ou quer saber mais sobre ela, não fique de fora. Participe! Esta será a oportunidade para se aproximar tanto do autor quanto da sua obra, por meio de algumas das suas principais personagens femininas do romance brasileiro – como: Helena, Marcela, Sofia e, é claro, Capitu.

O evento, online e gratuito, terá transmissão, ao vivo, pelo canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp (youtu.be/kmwPj2VCo2c), a partir das 19h30, e o público poderá interagir com os participantes da live por meio do chat.

Mulheres de Machado

O livro Mulheres de Machado, publicado pela SESI-SP Editora, é uma coletânea com 17 contos dos mais de 200 que o escritor publicou ao longo da vida. Neles, o leitor verá personagens às voltas com o amor e o casamento, empenhadas em resolver a conjunção difícil entre o sentimento e a instituição.

Hélio de Seixas Guimarães, que assina o capítulo Também no conto, o criador de tipos inesquecíveis, comenta que “curiosamente, as personagens dos contos de Machado de Assis são leitoras de romances e de grandes histórias de amor e muitas vezes é por meio dessas leituras que conhecem os seus caminhos e descaminhos.”

Ainda segundo Hélio, “entre as representações do amor e do casamento que aparecem nos livros europeus e a observação do amor e do casamento na sociedade brasileira do século XIX, o contista instala seu posto avançado de observações, indicando quantos graus de desilusões pode haver entre as fantasias romanescas e a dura realidade”.

As mulheres de Machado jamais se anulam. Se algumas sucumbem, é porque resistem. Aliás, algumas delas até conseguem virar o jogo e impor-se sobre os homens. Mulheres de Machado é a prova da maestria do autor, que cria textos breves e com personagens imensas e inesquecíveis.

Você pode comprar o livro “Mulheres de Machado” aqui.

SERVIÇO:

BATE-PAPO LITERÁRIO | LIVRO MULHERES DE MACHADO

Temática: Representações da mulher através de personagens de Machado de Assis

Data: 22 de fevereiro de 2022

Horário: 19h30

Transmissão ao vivo pelo Youtube do Centro Cultural Fiesp: youtu.be/kmwPj2VCo2c

Evento online e gratuito

Participações:

– Luiz Antonio Aguiar, escritor e especialista em literatura machadiana;

– Thaíse Dias, influenciadora digital nos canais Realidade literal e Literatura sem frescura.

Fonte: Resenhando

Compartilhar