Programação completa está disponível on-line e gratuitamente
Enfoque na afetividade, diversidade e inclusão. Assim aconteceram as mais de 60 atrações da 10ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, Lei 14.999/09 de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel. Em razão da pandemia, toda a programação aconteceu, de 12 a 16 de abril, de forma on-line e está disponível, gratuitamente, nas redes sociais da Semana.
A abertura e o encerramento contaram com a participação das secretarias parceiras: de Educação, de Cultura e da Pessoa com Deficiência, além dos apoiadores Aprofem, CBL, CPP, Sesc e Sinesp. Também estiverem presentes virtualmente participantes da semana de anos anteriores e educadores que também demostraram sua arte.
O evento, que faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo, cumpriu seu objetivo, mais uma vez, que é o de despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos. “Incentivar a leitura é um ato de amor, é a base para a construção de uma sociedade mais justa e humana”, acrescenta Eliseu.
Aconteceram bate-papos com os autores Pedro Bandeira e Ilan Brenman e com o youtuber Lucas Felpi (nota mil no Enem), contação de histórias com artistas sensacionais, como os da Biblioteca Brito Broca, sarau, apresentação teatral e musical, roda de leitura, exibição de filme, palestra com professor e tantas outras atividades.
Acompanhando todas as atrações da Semana, a estudante Maria Fernanda Silva Renzo, 8, não desgrudou da tela do computador. Em uma das atrações, não resistiu: “Pai, essa história é muito legal e engraçada.”
Dentre tantas opções, vale destacar também a participação do escritor Arthur Barros, reconhecido pelo RankBrasil como o mais jovem autor autista do país, e o da professora Luciana Ruiz, que abordou a leitura em braile e seus desafios. Com o intuito de tornar a Semana o mais acessível possível, as atividades contaram com interpretação em libras.
“Integrar toda a comunidade durante esses dias de evento é essencial para expandir o hábito de ler e estudar e, assim, formar cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva”, acrescenta o professor Eliseu.
A programação completa da Semana de Leitura pode ser acessada redes sociais: