Desafios da leitura em braille
Publicação: 27/04/2021

Luciana Ruiz fala sobre sua experiência em sala de aula

Há 20 anos atuante na educação de crianças e adolescentes portadores de deficiência visual, Luciana Ruiz fez parte de um bate-papo sobre os desafios da leitura em braille na atualidade. A atividade integrou a programação da 10ª Semana de Estudo e Leitura, iniciativa de lei do vereador Professor Eliseu Gabriel, que teve como um de seus focos a inclusão.

Com sua carreira construída no Colégio Vicentino de Cegos Padre Chico, zona Sul de São Paulo, Pedagoga, Luciana desenvolve um projeto chamado “Olimpíada de leitura”, em que os alunos têm contato diário com alguma obra que gostem. Segundo ela, a atividade foi essencial para retomar o movimento na biblioteca da instituição, que sofreu uma queda devido ao uso de celulares.

Apesar de conhecido, o sistema de escrita e leitura tátil que leva o sobrenome do francês que o criou ainda é um impasse. Luciana ressalta que o estudo sobre os métodos de ensino em braille devem ser constantes: “mesmo com tanto tempo nessa área, ainda me pego com dificuldades a serem superadas. Tudo isso para que possamos quebrar o maior dos desafios, o preconceito.”

Durante a conversa, ainda foram abordados a importância de materiais específicos para alunos com baixa visão e o envolvimento da família no processo de aprendizado. 

A gravação completa pode ser conferida abaixo:

Compartilhar