Museu do Ipiranga comemora o Dia da Independência
Publicação: 02/09/2021

Programação especial inclui pocket show e prévias das exposições de 2022

Neste 7 de setembro, faltará apenas um ano para a reabertura oficial do Museu do Ipiranga. E, enquanto o público ainda não pode ir ao Museu, o Museu irá até o público. Em comemoração ao Dia da Independência, a instituição lança o pocket show João Bosco no Museu celebra Aldir Blanc, gravado dentro do Edifício-Monumento em reforma. 

Além de cinco canções com arranjos inéditos de Mário Adnet e participação de Mart’nália, o vídeo mostra um passeio do músico por diversos ambientes do Museu, enquanto fala sobre seu parceiro homenageado e a instituição centenária. No mesmo dia, será inaugurado um totem com um relógio em frente ao Museu com a contagem regressiva para a reabertura do espaço. 

A data comemorativa marca também o início da reforma do Jardim Francês, que, para prezar pela integridade do conjunto, foi incluído na proposta do Novo Museu do Ipiranga. O projeto, totalmente compatível com a integridade do bem tombado, prevê a restauração de toda a área construída e botânica, além da construção de um restaurante com 270m², espaço para food bikes, modernização da iluminação, requalificação das vias de acesso e o resgate de duas fontes do projeto original, demolidas em 1972. 

O valor investido pelo Governo do Estado nas obras de restauro e requalificação do Jardim Francês será de R$ 19 milhões, por meio de um convênio entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Fundação de Apoio à USP, responsável pela gestão do projeto.

“O dia mais importante do ano, para nós, vem com o lembrete de que falta pouco para estarmos juntos novamente”, comenta a diretora do Museu do Ipiranga, Rosaria Ono. “Por isso, marcamos este dia com uma contagem regressiva, e com ações que carregam as bandeiras do instituições: trazer cultura, arte e conhecimento para o cotidiano das pessoas”. O relógio digital, desenvolvido pela Design Concept, traz os dizeres “Falta pouco pra gente se reencontrar” e placas com informações sobre as obras de restauro e ampliação do Edifício-Monumento. O horário para visitação é o mesmo do Parque da Independência, diariamente entre 5h e 20h.  

O pocket show João Bosco no Museu celebra Aldir Blanc traz sucessos do repertório desta aclamada dupla da música brasileira eserá lançado no Facebook Instagram do Museu, às 19h. Acompanhado por Ricardo Silveira, na guitarra, Guto Wirtti, no contrabaixo e Edu Ribeiro, na bateria, João Bosco se apresenta ao lado da cantora, atriz e aniversariante do dia, Mart’nália. 

No repertório, cinco músicas de João Bosco em parceria com Aldir Blanc: Nação (composta em trio com Paulo Emílio), Mestre Salas dos Mares, O Bêbado e a Equilibrista, O Ronco da Cuíca e Incompatibilidade de Gênios. Além do show, João Bosco compartilha com o público algumas memórias vividas com Aldir, como o dia em que se conheceram, como viraram parceiros de composição, e como criaram a clássica O Bêbado e a Equilibrista a partir da morte de Charles Chaplin. 

Ainda no ambiente digital, o Museu do Ipiranga dará início a uma série de vídeos sobre itens do acervo diretamente relacionados à Independência do Brasil, como a famosa tela de Pedro Américo, Independência ou Morte, e a pedra fundamental, que foi enterrada nos campos do Ipiranga para assinalar o lugar da proclamação de 1822. Quem lidera este passeio pelo acervo é o ator, humorista e influenciador digital Ivan Mesquita, que viralizou em seu perfil do Instagram após contar a história da heroína da Independência na Bahia, Maria Quitéria, de forma descontraída e engraçada, usando o retrato dela pertencente ao acervo do Museu. 

Serão 12 vídeos a serem lançados mensalmente pelas redes sociais, até o momento da reabertura. As peças também irão ao encontro das pessoas por meio dos monitores instalados no trem e nas estações da CPTM, além de ocupar espaços da Eletromídia nos edifícios residenciais e comerciais da cidade, com vinhetas dos vídeos e mais informações via QR Code.

A cidade também vai ganhar um gostinho das exposições em cartaz em 2022 por meio de projeções em fachadas de prédios, que acontecerão entre os dias 3 e 7 de setembro. Serão cinco obras projetadas em looping, entre elas personagens icônicos do Museu, como Tiradentes e Maria Quitéria, nos seguintes endereços: 03/09 – Rua Medeiros de Albuquerque, 418, Vila Madalena; 04/09 – Rua Turiassú, 1036, Barra Funda; 05/09 – Rua Santa Flora, 265, Vila Deodoro; 06/09 – Rua Cubatão, 38, Vila Mariana e 07/09 – Av. Maria Antônia, 77, Vila Buarque. As projeções acontecem entre 19h e 21h.

Por fim, será lançado, no aplicativo Museu do Ipiranga Virtual, o jogo Museu sob Ataque. Na trama, um experimento com uma inteligência artificial avançada saiu do controle, colocando os robôs em guerra com os humanos. As máquinas chegam à conclusão de que só o presente importa, e as informações do passado só atrapalham. Elas planejam, então, acabar com a história e sua preservação, e decidem voltar no tempo para roubar e destruir o acervo do Museu do Ipiranga. 

Com a ajuda de um robô amigo, o jogador deve pôr um fim ao plano dos robôs do futuro, garantindo a segurança e integridade do precioso acervo do Museu. O jogo estará disponível para download a partir do dia 7/9, aqui. O programa é compatível com as plataformas Android, iOS, Windows, Mac e Xbox One.

Museu do Ipiranga – USP

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que o museu seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade. 

As obras do Novo Museu do Ipiranga são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocinadores e parceiros: BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Santander, Banco Safra, Honda, Postos Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler e Novelis.

Fonte: Band

Compartilhar