Sessão solene encerra 11ª Semana de Estudo e Leitura 
Publicação: 24/03/2023

Cerimônia teve participação de estudantes e influenciadores 

Na última sexta-feira (8), a Câmara Municipal de São Paulo foi palco da Sessão Solene de encerramento da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura. Em sua 11ª edição, o evento instituído pela Lei 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel, celebrou o centenário do Modernismo Brasileiro. 

“A humanidade é um produto da cultura e da escrita, que são as grandes responsáveis pela nossa evolução. Isso é o que torna a Semana tão espetacular, especialmente nesse ano, com boa parte das ações presenciais após o tempo que passamos afastados”, ressaltou Eliseu. 

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Simone Machado, a iniciativa é de extrema relevância, em especial para estudantes que veem nela uma chance de revelarem seus talentos. “A cada ano as ações da Semana se consolidam, oferecendo oportunidades de protagonismo aos nossos jovens. No entanto, esse é apenas o início de um trabalho que deve ser desenvolvido ao longo de todo o ano nas unidades escolares”, lembrou. 

“Agradeço ao Eliseu pelo que fez ao longo de seu percurso, prioritariamente na área da Educação. Fico muito orgulhoso por participar desse evento e ver toda a acessibilidade que foi criada para sua realização”, complementou Vinicius Schaefer, por meio da Língua Brasileira de Sinais, em nome da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. 

Segundo Andrea Sousa, secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Cultura, “uma lei que promove o gosto pela leitura é luz em nossa sociedade, por isso a que institui essa Semana já concorre ao posto de mais assertiva de São Paulo.” Em seu discurso, ela ainda relembrou com emoção a busca por livros no lixo durante a infância, por não ter condições de adquirir novas obras, ressaltando a importância de projetos que facilitam o acesso a elas. 

Homenageados 

Também presentes na cerimônia, os influenciadores Giu Cota e Laura Corrêa receberam um certificado pelo relevante trabalho cultural que realizam, durante a 11ª Semana de Leitura e em seu dia a dia. 

“Gostaria de deixar um recado para todos: não importa sua idade, leia muito”, declarou Laura ao ser homenageada. A artista mirim ainda declamou duas poesias, de Paulo Freire e Cora Coralina, demonstrando a relevância da literatura para o futuro de sua geração. 

Atrações 

Ao longo da sessão solene, alunos das Academias Estudantis de Letras proporcionaram ao público momentos de reflexão e descontração. 

“Nós vimos aqui a potencialidade da educação pública, algo que faço questão de exaltar e defender. Fico impressionado com as apresentações dos alunos e a dedicação de seus professores”, comentou o professor Eliseu Gabriel. 

Dando início às atrações, foi exibido um vídeo da AEL Carolina Maria de Jesus, unidade da DRE São Mateus, em memória de Lygia Fagundes Telles. Falecida em 3 de abril, a “Dama da Literatura Brasileira” também foi homenageada na abertura da Semana de Leitura. 

Com uma representação da dança Maculelê, os alunos da AEL Emerson Acalde (DRE Guaianases) trouxeram para o evento a tradição cultural do recôncavo baiano e suas raízes folclóricas. De acordo com Tâmara, orientadora da turma, “a relevância da Semana de Leitura é enorme para o trabalho que fazemos, pois esse evento permite que os acadêmicos encontrem seus pares e percebam o poder que tem a leitura também em outros territórios.” 

Na sequência, a AEL Keka Reis (DRE Itaquera) preencheu o Salão Nobre da Câmara Municipal com uma encenação sobre a Semana de Arte Moderna de 1922. Assim, nomes como Anita Malfatti e Menotti Del Picchia ganharam vida para apresentar seus ideais de uma nova identidade brasileira. 

Para os admiradores de música clássica, o Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli preparou um repertório especial com composições de Heitor Villa-Lobos e canções populares como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. 

Os membros da AEL Dias Gomes (DRE Guaianases), por sua vez, agradaram aos fãs da animação “Moana”, com uma interpretação da música “Saber Quem Sou”.

Encerrando a tarde de celebrações, o grupo Tricotando Palavras agitou a cerimônia, incentivando o público presente a repetir trocadilhos e a interagir com os “Contos de Carnaval” narrados. 

Realizadas em formato híbrido neste ano, as atividades da 11ª Semana de Estudo e Leitura podem ser conferidas nas redes sociais do evento.

Assista a cerimônia completa abaixo:

Compartilhar