Brincadeiras corriqueiras como esconde-esconde, pega-pega, futebol e queimada sempre foram as preferidas de crianças em certo bairro de São Paulo, porém, por precaução, seus pais e responsáveis proibiram que ficassem na rua após às de- zoito horas, por considerar perigoso. Dessa maneira, a diversão deveria começar imediatamente após o encerramento das aulas. Esta foi a condição combinada.
Certo dia, entretanto, a brincadeira de esconde-esconde passou um pouco do horário estipulado e o grupo percebeu, de repente, um carro rodeando aque- la região sem parar, mas continuaram a brincar, embora, um pouco apreensivos.
Um homem encapuzado, e inquieto, desceu do automóvel e as crianças ob- servaram-no de seus esconderijos. Aquela situação causava estranheza ao grupo e então, sem perceber, a maioria ajuntou-se no mesmo local, para se sentirem mais seguros, menos uma garota que continuava brincando, indiferente à preocupação que as outras crianças começavam a sentir com relação à presença do desconhecido:
– Acusados todos no mesmo lugar! Achei vocês todos de uma vez só! – surpreendeu os amigos, assustando-os.
Todos começaram a gritar, inclusive a própria garota que acabara de proferir as palavras, pois o alvoroço foi tão intenso, que eles ficaram irrequietos.
O homem, ao perceber aquilo, começou a se aproximar, mas a garotada saiu correndo em direção à praça mais próxima.
Quando se agruparam na praça, estavam com a respiração bem ofegante, contudo, viram que não adiantou tanto, porque o homem já estava retirando o capuz, próximo a eles, quando ouviram a voz da mãe de uma das crianças:
– Graças a Deus! Encontramos vocês! Olha a cara de desespero do seu tio, Lohanna...
Na verdade, aquele rapaz estranho era o tio de uma das crianças “perdidas”, e que estava disfarçado, para ajudar a procurá-las.
Todos começaram a rir, afinal, uma brincadeira tão divertida como o esconde-esconde fez com que agissem como verdadeiros detetives, utilizando a coope- ração para se salvar de um possível problema, porém, no final, eles é que estavam sendo procurados pela família.
Este texto faz parte do livro Descobrir-se Autor 2019
Aluno(a)
Geovanna do Nascimento Martins - 10 anos
Eduarda de Andrade Dias - 12 anos
Gabriel Barbosa Camilo - 12 anos
Mikaell Pereira dos Santos - 12 anos
Amanda Bispo França Batista - 13 anos
Gustavo Barbosa Roque - 13 anos
Júlia Silva de Oliveira - 13 anos
Otávio Freitas de Souza - 13 anos
Pablo Alejandro Uriarte de Oliveira - 13 anos
Jamily de Castro Siqueira - 14 anos
EMEF Pedro Teixeira
AEL
Rodrigo Ciríaco
Coordenador(a)
Luciana Rodrigues Zampier
Rafael Silva Matias
Baixar Livro
Um conto de fada real
Há algum tempo atrás, dentro de uma escola, não muito longe da (...) leia mais
Uma mensagem para as filhas
Queridas e amadas filhas: antes de tudo uma confissão. Durante m (...) leia mais
