37

Uma grande cômoda. Uma grande cômoda entalhada, modelo provençal, platinada de branco. No melhor, mais arejado, mais nobre e mais importante local da casa. Uma cômoda interessante, peculiar, única, com inúmeras gavetas, que lembram um roupeiro, todas numeradas e com fechaduras.

Gavetas organizadas como numa sequência lógica, talvez considerando o tempo... Gavetas incri- velmente ajustáveis aos seus conteúdos diferentes, singulares: alguns pequenos, outros intensos e até os indescritíveis ou incomensuráveis... Algumas gavetas, tão constantemente abertas, já até perderam os segredos das chaves: praticamente se abrem sozinhas sem sequer sustos ou barulhos.

Chaves grandes que compõem um molho vigiado por um guardião alto, assustador, escondido em um manto negro com capuz que impossibilita a visão do seu rosto, mas ressalta seus olhos atentos e vigilantes. Insisto que é um guardião, a autocensura não pode ser um ente feminino, não se prestaria a essa função cruel. As chaves nem sempre são necessárias, repito. Algumas vezes apenas uma canção, uma palavra, um perfume ou uma foto fazem abrir uma e outra gaveta das emoções da cômoda da memória.

Mas não há guardião capaz de proibir o uso da chave da gaveta 37 da cômoda da minha memória, por mais chaveada e proibitiva que ela seja. Sei exatamente todo o seu conteúdo quase escondido, sempre lamentado, mas nunca esquecido. Sem nenhuma chave, nenhuma tranca, nenhum artifício.
Com muito sofrimento vejo sempre o que há nela: saudade do que não vivi, do que não vi, do que eu deveria ter feito e não fiz, e agora...

Agora não há mais tempo...

Este texto faz parte do livro Revelar-se Autor 2019


Educador(a)
Ana Nilza Cifuentes Folhe
EMEI Intendente Gomes Cardim


Baixar Livro
Marcela Ayuri Mushiyama Mucheroni - 12 anos
EMEF Olegário Mariano
Sarah M. de Barros Andrade - 10 anos
EMEF Teófilo Benedito Ottoni
Vitória Vieira Nunes - 11 anos
EMEF Cecilia Moraes de Vasconcelos
Jean Lins da Silva - 12 anos
EMEF Des. Francisco Meirelles
Jonyson R. de Oliveira - 12 anos
EMEF Des. Francisco Meirelles
Klewerson S. Dias - 12 anos
EMEF Marechal Eurico Gaspar Dutra
João Victor Schiezari - 11 anos
EMEF Des. Francisco Meirelles
Compartilhar