13ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura

13ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura

Totalmente gratuito, o evento, que já é tradicional na cidade paulistana, terá atrações nos formatos presencial e on-line que incluem contação de histórias, teatro, sarau, bate-papo com o escritor, podcast, apresentação de filmes, distribuição gratuita de livros e muito mais. Elas acontecerão nas redes sociais da Semana e em escolas, bibliotecas, parques, unidades do Sesc, Centro Cultural São Paulo e outros.

A Semana foi criada a partir da Lei nº 14.999/09 de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB). O evento faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, realizado pelo gabinete do vereador em parceria com as secretarias municipais de Educação (SME), de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED) e com o apoio com o apoio de importantes entidades: Sesc, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Estrela Cultural, Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem) e Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp).

A ideia é justamente difundir a lei da Semana de Leitura para que ela possa ser replicada cada vez mais. O maior mérito desse projeto é que ele é inclusivo e oferece à população oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura, muitas vezes subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais.

Data: de 16/05/2024 a 24/05/2024

Local: Cidade de São Paulo e online |

Atrações: 13ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura

Website: https://www.estudoeleitura.com.br

Evento aberto ao público
Slam

Slam de Surdes

Este evento é composto por dois momentos distintos: o Slam Aberto, onde qualquer pessoa pode apresentar poesias livres e sem regras; e a Batalha, uma competição seguindo as normas tradicionais dos slam’s, onde as poesias devem ser autorais, com duração máxima de 3 minutos e sem o uso de figurinos ou adereços. Nas batalhas de surdes, os participantes apresentam seus poemas para um painel de cinco jurados, que podem ser surdos e/ou ouvintes previamente selecionados, os quais atribuem notas de zero a dez.
Indicação: A partir de 12 anos.

Data: 24/05/2024 às 03h

Local: CEU Jardim Paulistano | Rua Aparecida do Taboado, S/N - Jardim Paulistano

Atrações: Slam

Evento aberto ao público
Exposição

Exposição “Leituras”, de Thiago Honório

Com curadoria de Lilia Moritz Schwares, Leituras, do artista Thiago Honório, é uma exposição com livros e sobre livros, e realizada numa biblioteca; essa sorte de panteão dos livros. Sintética, silenciosa e poética, Leituras significa uma homenagem aos livros, mas também a uma estética dos livros. O lugar em que ela se realiza é quase autorreferente ou até metalinguístico: a icônica biblioteca Mário de Andrade, instituição cuja vocação primeira vincula-se ao modernismo paulistano, a despeito de não se limitar a ele. A exposição significa também uma espécie de abreviado da obra consistente e coerente de Thiago Honório. Essa exposição recobre 20 anos de produção — de 2003 a 2023 —, deste artista mineiro, em diálogo com o barroco das Minas Gerais, e com o modernismo paulistano que selecionou esse tempo e esse lócus para pensar o Brasil. Composta por 18 trabalhos, Leituras nos convida a pensar no livro como matéria, como conhecimento acumulado, como “substância inflamável”, (conforme o artista gosta de definir)
e como forma estética.
Das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira | Das 9h às 18h sábado e domingo.

Data: de 16/05/2024 a 24/05/2024 às 09h

Local: Biblioteca Mário de Andrade | Rua da Consolação, 94 - Corredor de Estudos (entrada pela Av. São Luiz)

Atrações: Exposição

Evento aberto ao público
Exposição

Exposição de Fotos | Sob o Céu, Sobre o Chão: o Centro de São Paulo, de Alê Ruaro

Exposição que apresenta 50 imagens inéditas do fotógrafo gaúcho Ale Ruaro, 30 delas recém-adquiridas pela coleção da Biblioteca Nacional da França (BNF). A mostra tem curadoria da jornalista e pesquisadora Gabriela Longman. As fotografias em preto e branco são marcadas pelo alto contraste, emprestando aos rostos e objetos o jogo de luz e sombra típico das obras de pintores holandeses como Vermeer e Rembrandt. Com ênfase no retrato, gênero que acompanha toda a produção de Ruaro, muitas das imagens colocam em primeiro plano camadas estigmatizadas e excluídas das narrativas hegemônicas, como profissionais do sexo, adeptos radicais de práticas sadomasoquistas e pessoas em situação de rua.
Das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira | Das 9h às 18h sábado e domingo.

Data: de 16/05/2024 a 24/05/2024 às 09h

Local: Biblioteca Mário de Andrade | Rua da Consolação, 94 - 3º andar (Sala de Exposições)

Atrações: Exposição

Evento aberto ao público
Exposição

Exposição “A Retina Sutil", de Alberto Oliveira

Com curadoria de Naum Simão, a Exposição traz um recorte de obras com ênfase surrealista da produção de Alberto Oliveira. Ao expor imagens de arquivo à colagem e manipulação digital, o artista consagra personagens e espaços à metamorfose dos corpos como um ritual para este despertar: a transformação de um ser em outro pelo milagre da imaginação. Encantados, eles passam a habitar paisagens de plasma e posam com orgulho exibindo suas novas formas nesta nova vida, neste lugar chamado surrealidade. Todos cheios de luz, híbridos (sem serem cibernéticos), em íntima comunhão com sua alma animal e assentados em vazios e silêncios.
Das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira | Das 9h às 18h sábado e domingo.

Data: de 16/05/2024 a 19/05/2024 às 09h

Local: Biblioteca Mário de Andrade | Rua da Consolação, 94 - Corredor de Estudos (entrada pela Av. São Luiz)

Atrações: Exposição

Evento aberto ao público
Exposição

Exposição de Fotos | Óculos de Okotô, de Keila Sankofa

A artista visual Keila Sankofa realiza exposição com a foto performance Óculos de Okotô 2022. Com essa produção, a artista reitera que as formas do viver a partir das tecnologias pretas/negras/afro-brasileiras se fazem em contato com os seres habitantes do planeta, em prol da vida, da sabedoria, e não da morte e da destruição. Nesse sentido, a exposição reflete sobre a tecnologia ancestral como existência.
Das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira | Das 9h às 18h sábado e domingo.

Data: de 16/05/2024 a 24/05/2024 às 09h

Local: Biblioteca Mário de Andrade | Rua da Consolação, 94 - Térreo (Hall da Estátua)

Atrações: Exposição

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Sessão Solene de Encerramento da 13ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura

Data: 24/05/2024 às 09h

Local: Câmara Municipal de São Paulo | Viaduto Jacareí, 100 - 8º andar | Salão Nobre

Atrações: Contação de Histórias, Teatro, Musical

Evento aberto ao público
Bate-papo

Literatura Viva: conversa com Raquel Almeida - Pretas Letras: Reconstruindo Identidade

A palestra “Pretas letras – Reconstruindo identidade” apresentara a poéticas de escritores negras e negros, focando na escrita de Raquel Almeida com seu livro de contos "Contos de Yõnu" , a autora tem o intuito de proporcionar a difusão pública de memória da identidade negra e da produção literária de escritores negros que vieram antes de nós. Através da memória, leitura e interpretação de texto. O tema visa fazer um paralelo de vivências entre encontro de gerações.
Público: Livre - 130 minutos.

Data: 22/05/2024 às 09h

Local: Biblioteca Érico Veríssimo | Rua Diógenes Dourado, 101 – Conjunto Residencial Elísio Teixeira Leite - Jaraguá

Atrações: Bate-papo

Evento aberto ao público
Performance

Imaginança: Iná e a Flor Mágica - Uma Aventura Brincante

O projeto Imaginança foi idealizado pela artista Fernanda Salla e é um espetáculo de dança, literatura e artes integradas que conta as aventuras de uma menina que entra na floresta em busca de uma flor mágica tão falada pela sua avó em seus contos diários. na floresta a pequena encontra muitos desafios que precisarão da ajuda das crianças para serem resolvidos. Com objetos lúdicos e inspiradores, crianças e famílias são envolvidas pela dança e a contação de história acompanhadas da equipe de artistas do projeto que ajudam na aventura da personagem e a encantar com brincadeiras corporais. As brincadeiras transitam entre propostas de dança, mímicas e desafios corporais que exploram a capacidade de coordenação e imaginação das crianças e famílias. após a apresentação é oferecido um material impresso para que as crianças possam fazer um registro poético por meio do desenho e levar para casa um pouquinho do que sentiram.
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 22/05/2024 às 10h

Local: Biblioteca Belmonte | Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro

Atrações: Performance

Evento aberto ao público
Sarau

Vozes Periféricas - Poesia do Nordeste à Periferia

A Poeta Jô Freitas e mestre de cerimônia da Massemba Literária conduz esse encontro literário com bate-papo poético, conversas com poetas nordestinos e representantes da Cenopoesia. Discussão sobre as influências entre a poesia nordestina e a periférica. Sessões de Leitura Poética: Leitura coletiva de poemas clássicos do Nordeste e de produções contemporâneas da periferia. Intervenções Artísticas: Intervenções urbanas com poesias Resgatar e valorizar a poesia nordestina como parte fundamental da cultura brasileira. Estabelecer pontes de diálogo entre a Cenopoesia e as manifestações artísticas da periferia. Estimular a criação poética e artística nas comunidades periféricas. Promover o entendimento e a apreciação da diversidade cultural e literária do país.
Público: Adolescente - 60 minutos. LIBRAS.

Data: 17/05/2024 às 10h

Local: Biblioteca Camila Cerqueira César | Rua Valdemar Sanches, 41 - Vila Gomes

Atrações: Sarau, Slam, Recital

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Os Ibejis Enganam a Morte

Lá na África, em tempos muito antigos, conta um itan dos povos Iorubás que os únicos que conseguiram enganar a morte foram duas crianças, os Ibejis. Iku, a morte, levava a vida das pessoas antes da hora. E, para surpresa de todos, os Ibejis foram invocados pelo oráculo Ifá para cumprir a missão de vencer Iku Um espetáculo interativo, que passam para as crianças os itans (lendas) contadas pelos Griôs. Finalizando com brincadeiras da cultura africana. Contando um pouco sobre os países da África e a cultura que herdamos de lá. Com Histórias na Barra da Saia.
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 21/05/2024 às 10h

Local: Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giacomo | Rua Restinga, 136 - Tatuapé

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Mesma Nova História

O que pode se esconder no velho armário de nossas memórias? E o que pode florescer na convivência entre uma avó que está perdendo a memória com um menino que só pensa em jogos eletrônicos? De forma divertida e melodiosa, Mafuane Oliveira narra “Mesma Nova História”, uma trama que envolve ancestralidade, esquecimento, memória, brinquedos e brincadeiras, mas sobretudo é uma declaração de amor à arte de ouvir e contar histórias.

Data: 20/05/2024 às 10h

Local: CEU Parque Anhanguera | Rua Pedro José de Lima, 1020 - Anhanguera

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Declamação

Maluquices do "H"

A aluna Emylle Kaunanne Macedo Gomes, 4ºB da EMEF Ibrahim Nobre, declama poesia Maluquices do "H".
Com libras.

Data: 21/05/2024 às 10h

Local: On-line | On-line nas redes Estudo e Leitura

Atrações: Declamação

Website: https://youtu.be/evylwhH63zQ

Evento aberto ao público

Sarau das AELs - DRE Santo Amaro

Data: 22/05/2024 às 10h

Local: Centro de Culturas Negras do Jabaquara | Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Aventuras de Hércules... Que trabalheira!

Neste projeto, as narradoras Vanessa Meriqui e Drika Nunes apresentas um espetáculo de narração de histórias com muita aventura, música, diversão e um olhar bem especial para o herói grego Hércules, que foi obrigado a cumprir tarefas impossíveis de serem realizadas, numa jornada conhecida como Os 12 Trabalhos de Hércules. A Cia. cria uma relação entre o história do mito grego com diversas brincadeiras interativas do folclore brasileiro, numa fórmula que encanta o público.
Público sugerido: a partir de 6 anos

Data: 16/05/2024 às 10h

Local: CEU Alto Alegre | Av. Bento Guelfi, s/n - Jardim Alto Alegre

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Aventuras de Hércules... Que trabalheira!

Neste projeto, as narradoras Vanessa Meriqui e Drika Nunes apresentas um espetáculo de narração de histórias com muita aventura, música, diversão e um olhar bem especial para o herói grego Hércules, que foi obrigado a cumprir tarefas impossíveis de serem realizadas, numa jornada conhecida como Os 12 Trabalhos de Hércules. A Cia. cria uma relação entre o história do mito grego com diversas brincadeiras interativas do folclore brasileiro, numa fórmula que encanta o público.
Público sugerido: a partir de 6 anos

Data: 17/05/2024 às 10h

Local: CEU Cidade Dutra | Av. Interlagos, 7350

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Planetas ZI - Maluquinho

O livro conta a história de um menino muito feliz, esperto, inteligente, sapeca, agitado, animado, sorridente e de bem com a vida! A energia é tanta que as pessoas só o chamavam de “maluquinho”, mais precisamente, de “menino maluquinho”. O menino maluquinho é o retrato da verdadeira infância. A partir dessa obra, Ronaldo traz uma reflexão sobre a infância e suas possibilidades, a vivência plena do ser criança, tanto como um direito de sê-la como pela educação das estruturas que a cercam e cerceiam.
Público sugerido: a partir de 6 anos

Data: 20/05/2024 às 10h

Local: CEU Casa Blanca | Rua João Damasceno, 85 - Vila das Belezas

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Planetas ZI - Maluquinho

O livro conta a história de um menino muito feliz, esperto, inteligente, sapeca, agitado, animado, sorridente e de bem com a vida! A energia é tanta que as pessoas só o chamavam de “maluquinho”, mais precisamente, de “menino maluquinho”. O menino maluquinho é o retrato da verdadeira infância. A partir dessa obra, Ronaldo traz uma reflexão sobre a infância e suas possibilidades, a vivência plena do ser criança, tanto como um direito de sê-la como pela educação das estruturas que a cercam e cerceiam.
Público sugerido: a partir de 6 anos

Data: 21/05/2024 às 10h

Local: CEU Barro Branco | Rua Salvador Vigano, 100 - Conj. Hab. Barro Branco III

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Planetas ZI - Maluquinho

O livro conta a história de um menino muito feliz, esperto, inteligente, sapeca, agitado, animado, sorridente e de bem com a vida! A energia é tanta que as pessoas só o chamavam de “maluquinho”, mais precisamente, de “menino maluquinho”. O menino maluquinho é o retrato da verdadeira infância. A partir dessa obra, Ronaldo traz uma reflexão sobre a infância e suas possibilidades, a vivência plena do ser criança, tanto como um direito de sê-la como pela educação das estruturas que a cercam e cerceiam.
Público sugerido: a partir de 6 anos

Data: 24/05/2024 às 10h

Local: CEU Cantos do Amanhecer | Av. Cantos do Amanhecer, S/N - Jardim Eledy

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Sarau

Mar de Histórias - Contação para Bebês

O trabalho traz histórias que “saem da caixinha”, utilizando objetos que se deslocam da função original e ganham novos significados, permitindo uma viagem imaginária ao público de qualquer idade. As histórias têm um tom mais intimista, dispensando cenários e figurinos e permitindo aos participantes entrarem em suas próprias narrativas, já
que os objetos proporcionam um processo de liberdade daquele que vê e acesso a seu repertório pessoal.
Indicação: Livre | Público sugerido de 0 a 3 anos.

Data: 20/05/2024 às 10h

Local: CEU Capão Redondo | Rua Daniel Gran, s/n - Jardim Modelo

Atrações: Sarau

Evento aberto ao público
Sarau

Mar de Histórias - Contação para Bebês

O trabalho traz histórias que “saem da caixinha”, utilizando objetos que se deslocam da função original e ganham novos significados, permitindo uma viagem imaginária ao público de qualquer idade. As histórias têm um tom mais intimista, dispensando cenários e figurinos e permitindo aos participantes entrarem em suas próprias narrativas, já
que os objetos proporcionam um processo de liberdade daquele que vê e acesso a seu repertório pessoal.
Indicação: Livre | Público sugerido de 0 a 3 anos.

Data: 21/05/2024 às 10h

Local: CEU Navegantes | Rua Maria Moassab Barbour, S/N - Cantinho do Céu

Atrações: Sarau

Evento aberto ao público
Sarau

Mar de Histórias - Contação para Bebês

O trabalho traz histórias que “saem da caixinha”, utilizando objetos que se deslocam da função original e ganham novos significados, permitindo uma viagem imaginária ao público de qualquer idade. As histórias têm um tom mais intimista, dispensando cenários e figurinos e permitindo aos participantes entrarem em suas próprias narrativas, já
que os objetos proporcionam um processo de liberdade daquele que vê e acesso a seu repertório pessoal.
Indicação: Livre | Público sugerido de 0 a 3 anos.

Data: 22/05/2024 às 10h

Local: CEU São Rafael | Rua Cinira Polônio, 100 - Conj. Promorar Rio Claro

Atrações: Sarau

Evento aberto ao público
Sarau

Mar de Histórias - Contação para Bebês

O trabalho traz histórias que “saem da caixinha”, utilizando objetos que se deslocam da função original e ganham novos significados, permitindo uma viagem imaginária ao público de qualquer idade. As histórias têm um tom mais intimista, dispensando cenários e figurinos e permitindo aos participantes entrarem em suas próprias narrativas, já
que os objetos proporcionam um processo de liberdade daquele que vê e acesso a seu repertório pessoal.
Indicação: Livre | Público sugerido de 0 a 3 anos.

Data: 24/05/2024 às 10h

Local: CEU Vila Alpina | Rua João Pedro Lecór, 144 - Vila Alpina

Atrações: Sarau

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Mesma Nova História

O que pode se esconder no velho armário de nossas memórias? E o que pode florescer na convivência entre uma avó que está perdendo a memória com um menino que só pensa em jogos eletrônicos? De forma divertida e melodiosa, Mafuane Oliveira narra “Mesma Nova História”, uma trama que envolve ancestralidade, esquecimento, memória, brinquedos e brincadeiras, mas sobretudo é uma declaração de amor à arte de ouvir e contar histórias.

Data: 17/05/2024 às 10h

Local: CEU Paz | Rua Daniel Cerri, 1549 - Jardim Paraná

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Sarau

Mar de Histórias - Histórias para Bebês

O trabalho traz histórias que “saem da caixinha”, utilizando objetos que se deslocam da função original e ganham novos significados, permitindo uma viagem imaginária ao público de qualquer idade. As histórias têm um tom mais intimista, dispensando cenários e figurinos e permitindo aos participantes entrarem em suas próprias narrativas, já
que os objetos proporcionam um processo de liberdade daquele que vê e acesso a seu repertório pessoal.
Indicação: Livre | Público sugerido de 0 a 3 anos.

Data: 23/05/2024 às 10h

Local: CEU Taipas | Rua João Amado Coutinho, 240 - Conj. Res. Elísio Teixeira Leite

Atrações: Sarau

Evento aberto ao público
Slam

Slam de Surdes

Este evento é composto por dois momentos distintos: o Slam Aberto, onde qualquer pessoa pode apresentar poesias livres e sem regras; e a Batalha, uma competição seguindo as normas tradicionais dos slam’s, onde as poesias devem ser autorais, com duração máxima de 3 minutos e sem o uso de figurinos ou adereços. Nas batalhas de surdes, os participantes apresentam seus poemas para um painel de cinco jurados, que podem ser surdos e/ou ouvintes previamente selecionados, os quais atribuem notas de zero a dez.
Indicação: A partir de 12 anos.

Data: 24/05/2024 às 10h

Local: CEU Capão Redondo | Rua Daniel Gran, s/n - Jardim Modelo

Atrações: Slam

Evento aberto ao público
Sarau

Poesia Voz de Todes Nós

Sarau lítero-musical que nasceu com a missão de transformar as comunidades em espaços de expressão poética, por meio de poesias e músicas que celebram a mulher preta, trans, indígena e periférica. O repertório é um reflexo vivo das experiências e aspirações que brotam das raízes de onde os integrantes vieram e levam isso para o palco. Durante o sarau, os microfones ficam abertos ao público.
Indicação: A partir de 12 anos.

Data: 22/05/2024 às 10h

Local: CEU Parque Veredas | Rua Daniel Muller, 347 - Chácara Dona Olivia

Atrações: Sarau

Evento aberto ao público
Atração Musical

Folias, Brincadeiras e Cantigas

O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, coco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria. O Nordeste Brasileiro é o destino dessa viagem, onde todos terão a oportunidade de vivenciar um espetáculo que mistura as diversas expressões populares brasileiras.
Público: primeira infância - 60 minutos.

Data: 16/05/2024 às 10h

Local: Biblioteca José Mauro Vasconcelos | Praça Comandante Eduardo de Oliveira, 100

Atrações: Atração Musical, Música

Evento aberto ao público
Atração Musical

Folias, Brincadeiras e Cantigas

O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, coco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria. O Nordeste Brasileiro é o destino dessa viagem, onde todos terão a oportunidade de vivenciar um espetáculo que mistura as diversas expressões populares brasileiras.
Público: primeira infância - 60 minutos.

Data: 21/05/2024 às 10h

Local: Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes | Rua Sampei Sato, 440 - Ermelino Matarazzo

Atrações: Atração Musical, Música

Evento aberto ao público
Teatro

Quebra-Nozes no Reino dos Brinquedos

Quebra-Nozes no Reino dos Brinquedos é a versão do Bale Clássico de E.T.A. Hoffmann, com musica de Peter Tchaikovsky. Clara é transformada em boneco e levada, pelo seu novo amigo-boneco Quebra-Nozes a conhecer os brinquedos tradicionais de diversos países, levando com eles toda a plateia a uma viagem pelo lúdico mundo dos brinquedos e brincadeiras tradicionais. Em cada apresentação, cinco países são selecionados dentro do repertorio do espetáculo para surpreender a plateia com novas historias.
Público: crianças - 60 minutos.

Data: 16/05/2024 às 10h

Local: Biblioteca Aureliano Leite | Rua Otto Schubart, 196 - Parque São Lucas

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Teatro

Quebra-Nozes no Reino dos Brinquedos

Quebra-Nozes no Reino dos Brinquedos é a versão do Bale Clássico de E.T.A. Hoffmann, com musica de Peter Tchaikovsky. Clara é transformada em boneco e levada, pelo seu novo amigo-boneco Quebra-Nozes a conhecer os brinquedos tradicionais de diversos países, levando com eles toda a plateia a uma viagem pelo lúdico mundo dos brinquedos e brincadeiras tradicionais. Em cada apresentação, cinco países são selecionados dentro do repertorio do espetáculo para surpreender a plateia com novas historias.
Público: crianças - 60 minutos.

Data: 22/05/2024 às 10h

Local: Biblioteca José Mauro Vasconcelos | Praça Comandante Eduardo de Oliveira, 100 - Parque Edu Chaves

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Performance

Iná e a Flor Mágica - Uma Aventura Brincante

O projeto Imaginança foi idealizado pela artista Fernanda Salla e é um espetáculo de dança, literatura e artes integradas que conta as aventuras de uma menina que entra na floresta em busca de uma flor mágica tão falada pela sua avó em seus contos diários. na floresta a pequena encontra muitos desafios que precisarão da ajuda das crianças para serem resolvidos. Com objetos lúdicos e inspiradores, crianças e famílias são envolvidas pela dança e a contação de história acompanhadas da equipe de artistas do projeto que ajudam na aventura da personagem e a encantar com brincadeiras corporais. As brincadeiras transitam entre propostas de dança, mímicas e desafios corporais que exploram a capacidade de coordenação e imaginação das crianças e famílias. após a apresentação é oferecido um material impresso para que as crianças possam fazer um registro poético por meio do desenho e levar para casa um pouquinho do que sentiram.
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 16/05/2024 às 10h

Local: Biblioteca Vinícius de Moraes | Rua Jardim Tamoio, 1119 – Conjunto Residencial José Bonifácio

Atrações: Performance

Evento aberto ao público
Performance

Imaginança: Iná e a Flor Mágica - Uma Aventura Brincante

O projeto Imaginança foi idealizado pela artista Fernanda Salla e é um espetáculo de dança, literatura e artes integradas que conta as aventuras de uma menina que entra na floresta em busca de uma flor mágica tão falada pela sua avó em seus contos diários. na floresta a pequena encontra muitos desafios que precisarão da ajuda das crianças para serem resolvidos. Com objetos lúdicos e inspiradores, crianças e famílias são envolvidas pela dança e a contação de história acompanhadas da equipe de artistas do projeto que ajudam na aventura da personagem e a encantar com brincadeiras corporais. As brincadeiras transitam entre propostas de dança, mímicas e desafios corporais que exploram a capacidade de coordenação e imaginação das crianças e famílias. após a apresentação é oferecido um material impresso para que as crianças possam fazer um registro poético por meio do desenho e levar para casa um pouquinho do que sentiram.
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 23/05/2024 às 11h

Local: Biblioteca Nuto Sant´Anna | Praça Tenório de Aguiar, 32 - Jardim São Paulo

Atrações: Performance

Evento aberto ao público
Performance

Iná e a Flor Mágica - Uma Aventura Brincante

O projeto Imaginança foi idealizado pela artista Fernanda Salla e é um espetáculo de dança, literatura e artes integradas que conta as aventuras de uma menina que entra na floresta em busca de uma flor mágica tão falada pela sua avó em seus contos diários. na floresta a pequena encontra muitos desafios que precisarão da ajuda das crianças para serem resolvidos. Com objetos lúdicos e inspiradores, crianças e famílias são envolvidas pela dança e a contação de história acompanhadas da equipe de artistas do projeto que ajudam na aventura da personagem e a encantar com brincadeiras corporais. As brincadeiras transitam entre propostas de dança, mímicas e desafios corporais que exploram a capacidade de coordenação e imaginação das crianças e famílias. após a apresentação é oferecido um material impresso para que as crianças possam fazer um registro poético por meio do desenho e levar para casa um pouquinho do que sentiram.
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 24/05/2024 às 11h

Local: Biblioteca Vicente Paulo Guimarães | Rua Jaguar, 225 - Vila Curuçá

Atrações: Performance

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

O Menino Tom

História emocionante do menino Tom, que propõe uma reflexão sobre o respeito às diferenças. Uma rica história que mostra um menino com autismo, onde todos tentam entendê-lo. Tom é um menino que vive no silêncio e seu irmão se pergunta sempre: por que ele gosta tanto da solidão dos seus pensamentos? O irmão se questiona por que Tom não brinca, não diz o que sente. Nada ao redor parece mexer com Tom. Até que um dia, Tom compartilha um pouco de seu mundo e os dois descobrem uma forma de se comunicar, transformando a relação que o irmão de Tom tem com o mundo.
Público: Livre - 45 minutos.

Data: 17/05/2024 às 11h

Local: Biblioteca Lenyra Fraccaroli | Praça Haroldo Daltro, 451 - Vila Nova Manchester

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

O Menino Tom

História emocionante do menino Tom, que propõe uma reflexão sobre o respeito às diferenças. Uma rica história que mostra um menino com autismo, onde todos tentam entendê-lo. Tom é um menino que vive no silêncio e seu irmão se pergunta sempre: por que ele gosta tanto da solidão dos seus pensamentos? O irmão se questiona por que Tom não brinca, não diz o que sente. Nada ao redor parece mexer com Tom. Até que um dia, Tom compartilha um pouco de seu mundo e os dois descobrem uma forma de se comunicar, transformando a relação que o irmão de Tom tem com o mundo.
Público: Livre - 45 minutos.

Data: 18/05/2024 às 11h

Local: Biblioteca Mário Schenberg | Rua Catão, 611 - Vila Romana

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Teatro

Rosa Winkel

Em um reality show ambientado em um antigo apartamento, um casal enfrenta uma crise iminente enquanto são observados pelo homenzinho de terno azul, um ficcionista dramaturgo que manipula a narrativa do casal, oferecendo provas e momentos confessionais para o público decidir o desfecho entre um final real ou fictício. Enquanto isso, discussões sobre união homoafetiva e manifestações de amor permeiam o ambiente, levando um a querer partir e o outro a pedir paciência
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 18/05/2024 às 11h

Local: Biblioteca Raul Bopp | Rua Muniz de Souza, 1155 - Aclimação

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Brincadeiras de Papel, Com Conto em Cantos

Os brinquedos de papel fazem parte da cultura da infância e são capazes de divertir as antigas e novas gerações! A construção do brinquedo faz parte da brincadeira e promove momentos de interação e vínculo entre as crianças e seus cuidadores! Ficha técnica: Priscila Harder e Juliana Offenbecker
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Data: 19/05/2024 às 11h

Local: SESC Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185 - 4º andar | Espaço de Tecnologias e Artes

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Contos de Árvores, com Lilian Marchetti

Narrativa lúdica e interativa que viaja pelo folclore de povos diferentes, sendo que cada conto traz como personagem central uma árvore dotada de poderes mágicos.
Sem retirada de ingresso.

Data: 18/05/2024 às 11h

Local: Sesc Santana | BiblioSesc Casarão Vila Guilherme | BiblioSesc Casarão Villa Guilherme - Praça Oscar da Silva, 110

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Contação de Histórias com Paula Pagú

Não perca esta incrível contação de histórias, com Paula Pagú! Com LIBRAS.

Data: 22/05/2024 às 12h

Local: On-line | On-line nas redes Estudo e Leitura

Atrações: Contação de Histórias

Website: https://youtu.be/lpDu4je0T58

Evento aberto ao público
Exposição

Livro no Pote

O seu livro favorito representado em um pote feito de material reciclado. Criação dos alunos da EMEF Tatiana Belinky, bibliotecários e convidados.

Data: 17/05/2024 às 12h

Local: CEU Sapopemba | Rua Manuel Quirino de Mattos, 1047 - Jardim Sapopemba

Atrações: Exposição, Projeto

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

AEL em missão de incentivar a leitura para a Turminha da Mônica

Vídeo-contação incrível com a turma da AEL Mauricio de Sousa (EMEF Júlio de Grammont-DRE São Mateus). Com LIBRAS.

Data: 20/05/2024 às 12h

Local: On-line | On-line nas redes Estudo e Leitura

Atrações: Contação de Histórias

Website: https://youtu.be/jAKZXGWW6LQ

Evento aberto ao público
Bate-papo

Bate-papo com o autor Pedro Bandeira

Imperdível a live com o escritor Pedro Bandeira. Com LIBRAS.

Data: 17/05/2024 às 12h

Local: YouTube e Facebook Estudo e Leitura | https://www.youtube.com/watch?v=_soVjIUS0_E

Atrações: Bate-papo

Website: https://www.youtube.com/watch?v=_soVjIUS0_E

Evento aberto ao público
Bate-papo

Bate-papo com a autora Heloisa Pires Lima

Imperdível a live com a escritora Heloisa Pires Lima. Com LIBRAS.
Heloisa Pires Lima, escritora, editora e antropóloga. Autora de obras como “História da Preta” e “Toques do Griô”, que trazem nas suas pautas a importância de equalizar a origem continental africana frente às demais nas prateleiras de livros, um desafio seu como escritora infantil. Tem trabalho de pesquisa de representações culturais e origem africana para a infância e juventude.

Data: 21/05/2024 às 12h

Local: YouTube e Facebook Estudo e Leitura |

Atrações: Bate-papo

Website: https://www.youtube.com/watch?v=-hJqCiUarmM

Evento aberto ao público
Intervenção

BiblioSesc - Simbora, Lê?

Realização de mediação de leitura de textos literários de forma customizada e ambientada, de acordo com temática e ou conteúdo escolhido pela instituição, elo Grupo Simbora. Além do acervo disponibilizado, mediadores de leitura interagem com o público participante ofertando as narrativas literárias, propondo descobertas e conversas sobre os textos lidos.
Das 12h às 14h.
Sem retirada de ingressos.

Data: 16/05/2024 às 12h

Local: SESC Itaquera | Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000

Atrações: Intervenção

Evento aberto ao público

Contação de Histórias com Oficinas de Mediação e outras “Envolvências”

A ação Contação de Histórias com Oficinas de Mediação e outras Envolvências teve início em 2018 em biblioteca pública híbrida, de um centro de educação unificado na periferia do extremo da zona sul, na capital de São Paulo, para atender crianças de 4 a 6 anos tanto da unidade interna da instituição como das unidades educacionais do entorno do território. Por ser uma biblioteca de acesso público e híbrida, ou seja, com foco tanto na comunidade como nas unidades escolares, o leque de atendimento da unidade é amplo e significativo para o acesso a leitura gratuita, formação do futuro pequeno leitor e outras ações culturais e de incentivo a leitura sem quaisquer ônus para quem a utiliza, cumprindo também, assim, seu papel de biblioteca cidadã. É um trabalho coletivo tanto de leitura, como incentivo a leitura, estímulo a leitura dos pequenos que é feito de portas abertas.

Data: 23/05/2024 às 12h40

Local: Biblioteca do CEU Feitiço da Vila | Rua Feitiço da Vila, 399 - Chácara Santa Maria

Evento aberto ao público

Abertura 13ª Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura

Evento fechado para alunos, professores e bibliotecários da Rede Municipal de Ensino.

Data: 16/05/2024 às 13h

Local: Theatro Municipal de São Paulo | Praça Ramos de Azevedo, s/n - República

Evento fechado
Mediação de Leitura

Histórias Escolhidas, com Cia. Terezinha

Crianças e seus acompanhantes são convidados a desfrutarem da leitura compartilhada. Por meio de histórias, canções e brincadeiras, os participantes conhecerão autores e obras representativas da literatura infantojuvenil do Brasil, e de diferentes países, tais como: André Neves, Ana Maria Machado, Renato Moriconi, Graça Lima, Emicida, Esmeralda Ribeiro, Kiusam de Oliveira, entre outros.
Composta por artistas com residência e atuação na Zona Leste da cidade de São Paulo, o grupo tem se apresentado também em instituições culturais de diferentes municípios do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Suas ações buscam inspiração na arte narrativa, na cultura popular, na literatura brasileira e nas brincadeiras infantis, preservadas no imaginário popular nacional.
Duração: 240 minutos.

Data: 18/05/2024 às 13h

Local: Sesc Belenzinho | Rua Padre Adelino, 1000 - Biblioteca | Belenzinho

Atrações: Mediação de Leitura

Evento aberto ao público
Mediação de Leitura

Histórias Escolhidas, com Cia. Terezinha

Crianças e seus acompanhantes são convidados a desfrutarem da leitura compartilhada. Por meio de histórias, canções e brincadeiras, os participantes conhecerão autores e obras representativas da literatura infantojuvenil do Brasil, e de diferentes países, tais como: André Neves, Ana Maria Machado, Renato Moriconi, Graça Lima, Emicida, Esmeralda Ribeiro, Kiusam de Oliveira, entre outros.
Composta por artistas com residência e atuação na Zona Leste da cidade de São Paulo, o grupo tem se apresentado também em instituições culturais de diferentes municípios do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Suas ações buscam inspiração na arte narrativa, na cultura popular, na literatura brasileira e nas brincadeiras infantis, preservadas no imaginário popular nacional.
Duração: 240 minutos.

Data: 19/05/2024 às 13h

Local: Sesc Belenzinho | Rua Padre Adelino, 1000 - Biblioteca | Belenzinho

Atrações: Mediação de Leitura

Evento aberto ao público
Intervenção

Quintarolar, com Andrea Lopes e Thamata Barbosa

Pensando na aceleração dos tempos atuais, tempo esse em que as crianças já estão marcadas pela velocidade do mundo contemporâneo, o projeto "Quintarolar" vislumbra outros ritmos e o incentivo ao gosto pela escuta, leitura e contemplação através do fazer criativo, sob um tapete mágico.
Sem retirada de ingresso.

Data: 19/05/2024 às 13h

Local: Sesc Santo Amaro | Rua Amador Bueno, 505 | Biblioteca

Atrações: Intervenção

Evento aberto ao público
Sarau

Vozes Periféricas - Poesia do Nordeste à Periferia

A Poeta Jô Freitas e mestre de cerimônia da Massemba Literária conduz esse encontro literário com bate-papo poético, conversas com poetas nordestinos e representantes da Cenopoesia. Discussão sobre as influências entre a poesia nordestina e a periférica. Sessões de Leitura Poética: Leitura coletiva de poemas clássicos do Nordeste e de produções contemporâneas da periferia. Intervenções Artísticas: Intervenções urbanas com poesias Resgatar e valorizar a poesia nordestina como parte fundamental da cultura brasileira. Estabelecer pontes de diálogo entre a Cenopoesia e as manifestações artísticas da periferia. Estimular a criação poética e artística nas comunidades periféricas. Promover o entendimento e a apreciação da diversidade cultural e literária do país.
Público: Adolescente - 60 minutos. LIBRAS.

Data: 23/05/2024 às 13h30

Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima | Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros

Atrações: Sarau, Slam, Recital

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Um Novo Olhar - Histórias Sobre Diversidade, Com Conto em Cantos

Você já reparou que todo mundo é diferente? Pode ser o tamanho da orelha, o jeito de falar ou vestir, todo mundo às vezes nos surpreende com sua maneira de ser. Nesse repertório escolhemos histórias que falam da diversidade de ser, sentir ou viver. Através destas histórias vamos refletir sobre diferenças culturais, físicas, novas constituições familiares e preconceitos.
Sem necessidade de retirada de ingresso.

Data: 19/05/2024 às 13h30

Local: SESC Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185 - Biblioteca

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público

Oficina de Escrita Criativa | Encontro Melhor Idade

A escrita criativa é a habilidade de utilizar a linguagem para criar algo diferente. Através dela, podemos narrar histórias, expressar sentimentos, explorar conceitos, desbravar novos mundos e, claro, desfrutar do processo.
Aqui, você encontrará orientações iniciais para estimular sua criatividade e descobrir os elementos e recursos necessários para aprimorar sua escrita criativa: desde a importância da leitura até a utilização de técnicas como o aleatório, a prática constante, a valorização da experimentação; além de dicas e métodos para escrever de forma mais eficaz e inspiradora.
Prepare-se para uma jornada emocionante e divertida, na qual cada palavra é uma peça do quebra-cabeça que compõe sua narrativa, cada frase uma porta para novas possibilidades de expressão.
Palestrante: Clene Salles, Escritora, Ghost Writer, Copydesk, Tradutora e Mentora Literária para escritores(as) iniciantes, Transcritora, Professora de Mitologia e Comportamento, Idealizadora da palestra-oficina: "Quero escrever um livro... E agora?".

Data: 22/05/2024 às 13h45

Local: Aprofem || Unidade República | Praça da República, 386 - 9º andar

Evento aberto ao público
Dança

Imaginança: Iná e a Flor Mágica - Uma Aventura Brincante

O projeto Imaginança foi idealizado pela artista Fernanda Salla e é um espetáculo de dança, literatura e artes integradas que conta as aventuras de uma menina que entra na floresta em busca de uma flor mágica tão falada pela sua avó em seus contos diários. na floresta a pequena encontra muitos desafios que precisarão da ajuda das crianças para serem resolvidos. Com objetos lúdicos e inspiradores, crianças e famílias são envolvidas pela dança e a contação de história acompanhadas da equipe de artistas do projeto que ajudam na aventura da personagem e a encantar com brincadeiras corporais. As brincadeiras transitam entre propostas de dança, mímicas e desafios corporais que exploram a capacidade de coordenação e imaginação das crianças e famílias. após a apresentação é oferecido um material impresso para que as crianças possam fazer um registro poético por meio do desenho e levar para casa um pouquinho do que sentiram.
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 17/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Paulo Duarte | Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Vila Parque Jabaquara

Atrações: Dança

Evento aberto ao público
Performance

Imaginança: Iná e a Flor Mágica - Uma Aventura Brincante

O projeto Imaginança foi idealizado pela artista Fernanda Salla e é um espetáculo de dança, literatura e artes integradas que conta as aventuras de uma menina que entra na floresta em busca de uma flor mágica tão falada pela sua avó em seus contos diários. na floresta a pequena encontra muitos desafios que precisarão da ajuda das crianças para serem resolvidos. Com objetos lúdicos e inspiradores, crianças e famílias são envolvidas pela dança e a contação de história acompanhadas da equipe de artistas do projeto que ajudam na aventura da personagem e a encantar com brincadeiras corporais. As brincadeiras transitam entre propostas de dança, mímicas e desafios corporais que exploram a capacidade de coordenação e imaginação das crianças e famílias. após a apresentação é oferecido um material impresso para que as crianças possam fazer um registro poético por meio do desenho e levar para casa um pouquinho do que sentiram.
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 21/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Gilberto Freyre | Rua José Joaquim, 290 - Parque Luis Mucciolo

Atrações: Performance

Evento aberto ao público
Sarau

Vozes Periféricas - Poesia do Nordeste à Periferia

A Poeta Jô Freitas e mestre de cerimônia da Massemba Literária conduz esse encontro literário com bate-papo poético, conversas com poetas nordestinos e representantes da Cenopoesia. Discussão sobre as influências entre a poesia nordestina e a periférica. Sessões de Leitura Poética: Leitura coletiva de poemas clássicos do Nordeste e de produções contemporâneas da periferia. Intervenções Artísticas: Intervenções urbanas com poesias Resgatar e valorizar a poesia nordestina como parte fundamental da cultura brasileira. Estabelecer pontes de diálogo entre a Cenopoesia e as manifestações artísticas da periferia. Estimular a criação poética e artística nas comunidades periféricas. Promover o entendimento e a apreciação da diversidade cultural e literária do país.
Público: Adolescente - 60 minutos. LIBRAS.

Data: 16/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Marcos Rey | Avenida Anacé, 92 - Jardim Umarizal

Atrações: Sarau, Slam, Recital

Evento aberto ao público
Sarau

Vozes Periféricas - Poesia do Nordeste à Periferia

A Poeta Jô Freitas e mestre de cerimônia da Massemba Literária conduz esse encontro literário com bate-papo poético, conversas com poetas nordestinos e representantes da Cenopoesia. Discussão sobre as influências entre a poesia nordestina e a periférica. Sessões de Leitura Poética: Leitura coletiva de poemas clássicos do Nordeste e de produções contemporâneas da periferia. Intervenções Artísticas: Intervenções urbanas com poesias Resgatar e valorizar a poesia nordestina como parte fundamental da cultura brasileira. Estabelecer pontes de diálogo entre a Cenopoesia e as manifestações artísticas da periferia. Estimular a criação poética e artística nas comunidades periféricas. Promover o entendimento e a apreciação da diversidade cultural e literária do país.
Público: Adolescente - 60 minutos. LIBRAS.

Data: 22/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Brito Broca | Avenida Mutinga, 1425 - Pirituba

Atrações: Sarau, Slam, Recital

Evento aberto ao público
Teatro

A Estrela do Encante

Inspirado nas lendas e histórias da Encantaria maranhense - como a do Touro Encantado de Lençóis-, A Estrela do Encante é um espetáculo musical interativo voltado para crianças e adultos que evoca danças e ritmos populares para construir uma narrativa lúdica e envolvente.
Conta a lenda que, quem desencantar o grande Touro Encantado de Lençóis, vai trazer à Terra um novo reino de justiça e paz e será recompensado com riquezas sem fim.
Pedro, um cantador muito esperto, espera ludibriar o grande Touro com uma estratégia inusitada: se vestir como um boizinho colorido construído em conjunto com as crianças e assim, alcançar a estrela na testa do Touro, desencantando-o e o trazendo à sua forma original: o Rei Dom Sebastião. Toda a construção do boizinho vai se dando com a participação das crianças que, a cada lenda nova conhecida, vão descobrindo atributos necessários para Pedro alcançar seus objetivos na temida batalha."""
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 16/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Prestes Maia (Centro Cultural Santo Amaro) | Av. João Dias, 822 - Santo Amaro

Atrações: Teatro, Musical

Evento aberto ao público
Teatro

A Estrela do Encante

Inspirado nas lendas e histórias da Encantaria maranhense - como a do Touro Encantado de Lençóis-, A Estrela do Encante é um espetáculo musical interativo voltado para crianças e adultos que evoca danças e ritmos populares para construir uma narrativa lúdica e envolvente.
Conta a lenda que, quem desencantar o grande Touro Encantado de Lençóis, vai trazer à Terra um novo reino de justiça e paz e será recompensado com riquezas sem fim.
Pedro, um cantador muito esperto, espera ludibriar o grande Touro com uma estratégia inusitada: se vestir como um boizinho colorido construído em conjunto com as crianças e assim, alcançar a estrela na testa do Touro, desencantando-o e o trazendo à sua forma original: o Rei Dom Sebastião. Toda a construção do boizinho vai se dando com a participação das crianças que, a cada lenda nova conhecida, vão descobrindo atributos necessários para Pedro alcançar seus objetivos na temida batalha."""
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 21/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Malba Tahan | Rua Brás Pires Meira, 100 - Jardim Ipanema

Atrações: Teatro, Musical

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Os Ibejis Enganam a Morte

Lá na África, em tempos muito antigos, conta um itan dos povos Iorubás que os únicos que conseguiram enganar a morte foram duas crianças, os Ibejis. Iku, a morte, levava a vida das pessoas antes da hora. E, para surpresa de todos, os Ibejis foram invocados pelo oráculo Ifá para cumprir a missão de vencer Iku Um espetáculo interativo, que passam para as crianças os itans (lendas) contadas pelos Griôs. Finalizando com brincadeiras da cultura africana. Contando um pouco sobre os países da África e a cultura que herdamos de lá. Com Histórias na Barra da Saia.
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 24/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Prestes Maia (Centro Cultural Santo Amaro) | Av. João Dias, 822 - Santo Amaro

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Teatro

Rosa Winkel

Em um reality show ambientado em um antigo apartamento, um casal enfrenta uma crise iminente enquanto são observados pelo homenzinho de terno azul, um ficcionista dramaturgo que manipula a narrativa do casal, oferecendo provas e momentos confessionais para o público decidir o desfecho entre um final real ou fictício. Enquanto isso, discussões sobre união homoafetiva e manifestações de amor permeiam o ambiente, levando um a querer partir e o outro a pedir paciência
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 24/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Cassiano Ricardo | Avenida Celso Garcia, 4200 - Tatuapé

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Teatro

Teatro Infantojuvenil | O Tesouro do Cascudo, com Lucas Valadares e Willian Maciel

Na peça, Troça e Cochicho, dois seguidores do Capitão Cascudo, se veem em uma aventura arrepiante, após encontrarem uma terrível e maravilhosa maldição enquanto buscavam um tesouro. Eles serão obrigados a espalhar pelo mundo as histórias do nosso folclore, dos seres fantásticos que sempre povoaram o imaginário popular. Indicação: crianças a partir de 5 anos até 14 anos.

Data: 18/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Mário de Andrade | Rua da Consolação, 94 - 1º andar (Auditório)

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Oficinas

Varal de Histórias, Com Conto em Cantos

Unindo contação de histórias e a técnica de estamparia de camiseta com o uso de giz de cera, nesta oficina as crianças após escutarem uma história vão produzir ilustrações que serão estampadas em camisetas. Depois disso, cada um leva sua própria camiseta para casa!
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Data: 19/05/2024 às 14h

Local: SESC Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185 - 4º andar | Espaço de Tecnologias e Artes

Atrações: Oficinas

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Música Eletrônica Literária, com Cia Som em Prosa

Apresentação que une Música Eletrônica, Literatura e Libras. Os artistas utilizam samples para executar canções inspiradas em diversas obras da literatura brasileira.
Três pessoas em cena e intérprete de libras.
Sem retirada de ingressos.

Data: 18/05/2024 às 14h

Local: SESC Santana | Avenida Luiz Dumont Villares, 579 | Área de Convivência

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

A Bruxa da Rua Mufetar, com grupo Abgail Conta Mais de Mil

Era uma bruxa muito feia e velha que queria fazer uma porção para se tornar jovem. Na receita da poção ,um dos ingredientes é uma menina com o nome que comece com a letra N. Você conhece alguém?
Sem retirada de ingresso.

Data: 18/05/2024 às 14h

Local: Sesc Santo Amaro | Rua Amador Bueno, 505 | Praça Coberta

Atrações: Contação de Histórias, Contos Franceses

Evento aberto ao público
Atração Musical

Folias, Brincadeiras e Cantigas

O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, coco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria. O Nordeste Brasileiro é o destino dessa viagem, onde todos terão a oportunidade de vivenciar um espetáculo que mistura as diversas expressões populares brasileiras.
Público: primeira infância - 60 minutos.

Data: 16/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Jayme Cortez | Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Limão

Atrações: Atração Musical, Música

Evento aberto ao público
Atração Musical

Folias, Brincadeiras e Cantigas

O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, coco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria. O Nordeste Brasileiro é o destino dessa viagem, onde todos terão a oportunidade de vivenciar um espetáculo que mistura as diversas expressões populares brasileiras.
Público: primeira infância - 60 minutos.

Data: 17/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Monteiro Lobato | Rua General Jardim, 485

Atrações: Atração Musical, Música

Evento aberto ao público
Teatro

Quebra-Nozes no Reino dos Brinquedos

Quebra-Nozes no Reino dos Brinquedos é a versão do Bale Clássico de E.T.A. Hoffmann, com musica de Peter Tchaikovsky. Clara é transformada em boneco e levada, pelo seu novo amigo-boneco Quebra-Nozes a conhecer os brinquedos tradicionais de diversos países, levando com eles toda a plateia a uma viagem pelo lúdico mundo dos brinquedos e brincadeiras tradicionais. Em cada apresentação, cinco países são selecionados dentro do repertorio do espetáculo para surpreender a plateia com novas historias.
Público: crianças - 60 minutos.

Data: 23/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Jamil Almansur Haddad | Rua Andes, 491-A - Guaianases

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Circo

Mundano

Mundano apresenta dois soldados a caminho de sua cidade natal após uma experiência bélica. Perdidos, têm como única referência o lugar onde as ruas Esperança e Alegria se encontram. Então, entram numa caça às esquinas e necessitam pedir ajuda de quem está pelas ruas, mas não sabem como agir e se questionam se conseguem fazer outra
coisa além de lutar e resistir, e encontram no riso o sentido para seguir."""
Classificação: Livre - 50 minutos.

Data: 17/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Clarice Lispector | Rua Jaricunas, 458 - Vila Romana

Atrações: Circo

Evento aberto ao público
Circo

Mundano

Mundano apresenta dois soldados a caminho de sua cidade natal após uma experiência bélica. Perdidos, têm como única referência o lugar onde as ruas Esperança e Alegria se encontram. Então, entram numa caça às esquinas e necessitam pedir ajuda de quem está pelas ruas, mas não sabem como agir e se questionam se conseguem fazer outra
coisa além de lutar e resistir, e encontram no riso o sentido para seguir."""
Classificação: Livre - 50 minutos.

Data: 24/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giacomo | Rua Restinga, 136 - Tatuapé

Atrações: Circo

Evento aberto ao público
Bate-papo

Literatura Viva: conversa com Raquel Almeida - Pretas Letras: Reconstruindo Identidade

A palestra “Pretas letras – Reconstruindo identidade” apresentara a poéticas de escritores negras e negros, focando na escrita de Raquel Almeida com seu livro de contos "Contos de Yõnu" , a autora tem o intuito de proporcionar a difusão pública de memória da identidade negra e da produção literária de escritores negros que vieram antes de nós. Através da memória, leitura e interpretação de texto. O tema visa fazer um paralelo de vivências entre encontro de gerações.
Público: Livre - 130 minutos.

Data: 16/05/2024 às 14h

Local: Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa | Avenida Padre Francisco de Toledo, 331 – Conj. Habitacional Padre Manoel da Nóbrega - Arthur Alvim

Atrações: Bate-papo

Evento aberto ao público
Slam

Slam de Surdes

Este evento é composto por dois momentos distintos: o Slam Aberto, onde qualquer pessoa pode apresentar poesias livres e sem regras; e a Batalha, uma competição seguindo as normas tradicionais dos slam’s, onde as poesias devem ser autorais, com duração máxima de 3 minutos e sem o uso de figurinos ou adereços. Nas batalhas de surdes, os participantes apresentam seus poemas para um painel de cinco jurados, que podem ser surdos e/ou ouvintes previamente selecionados, os quais atribuem notas de zero a dez.
Indicação: A partir de 12 anos.

Data: 23/05/2024 às 14h30

Local: CEU Vila Atlântica | Rua Cel. José Venâncio Dias, 840 - Vila Jaraguá

Atrações: Slam

Evento aberto ao público
Recital

Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas

Com o recital “Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas”, em duo canto e piano, Yuri Pingo e Victhor Fabiano levam as históricas canções folclóricas do compositor paraense Waldemar Henrique, compositor e pianista, é um dos mais notáveis nomes da música erudita do Brasil.
Acumulando experiências nacionais e internacionais nas últimas décadas, Yuri Pingo é um dos mais expressivos pianistas do Brasil, tendo ocupado as grandes casas de concerto e ópera, passando por diversos países e colecionando aplausos. O jovem tenor Victhor Fabiano (27), que tem dado voz às narrativas propostas por Waldemar, destaca: “Por que as pessoas precisam enxergar a música erudita, seja ela feita em grandes teatros ou não, como uma forma de arte inacessível e reservada apenas a algumas pessoas?
Livre.

Data: 22/05/2024 às 14h30

Local: Biblioteca Monteiro Lobato | Rua General Jardim, 485

Atrações: Recital, Música

Evento aberto ao público
Recital

Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas

Com o recital “Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas”, em duo canto e piano, Yuri Pingo e Victhor Fabiano levam as históricas canções folclóricas do compositor paraense Waldemar Henrique, compositor e pianista, é um dos mais notáveis nomes da música erudita do Brasil.
Acumulando experiências nacionais e internacionais nas últimas décadas, Yuri Pingo é um dos mais expressivos pianistas do Brasil, tendo ocupado as grandes casas de concerto e ópera, passando por diversos países e colecionando aplausos. O jovem tenor Victhor Fabiano (27), que tem dado voz às narrativas propostas por Waldemar, destaca: “Por que as pessoas precisam enxergar a música erudita, seja ela feita em grandes teatros ou não, como uma forma de arte inacessível e reservada apenas a algumas pessoas?
Livre.

Data: 24/05/2024 às 14h30

Local: CEU Vila Atlântica | Rua Cel. José Venâncio Dias, 840 - Jardim Nardini

Atrações: Recital, Música

Evento aberto ao público

Sarau das AELs - DRE Santo Amaro

Data: 22/05/2024 às 14h30

Local: Centro de Culturas Negras do Jabaquara | Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara

Evento aberto ao público
Clube de Leitura

Clube de Leitura da Mario

O objetivo do encontro é aprimorar a habilidade leitora, a criticidade e a argumentação, abrindo espaço para o diálogo, a partir de obras literárias disponíveis no acervo da Seção Circulante e que tragam uma perspectiva antirracista. Contribuindo, assim, para o desenvolvimento e transformação da comunidade, além de formar mais leitores e críticos

Data: 17/05/2024 às 14h30

Local: Biblioteca Mário de Andrade | Rua da Consolação, 94 - Seção Circulante

Atrações: Clube de Leitura

Evento aberto ao público
Oficinas

Oficina de Stickers

Os stickers são adesivos facilmente encontrados nas ruas e fazem parte da cultura urbana em todo o Brasil e pelo mundo. Os objetivos do sticker dependem do artista como uma forma de expressão pessoal. O trabalho pode ser realizado com o propósito de transmitir uma mensagem ou pelo simples prazer de enfeitar a rua expondo um adorno urbano. A espontaneidade é outra característica marcante do sticker. Além de disseminar uma cultura de rua, a oficina prevê um momento de interação e descontração entre os participantes.

Data: 23/05/2024 às 14h30

Local: Biblioteca Mário de Andrade | Rua da Consolação, 94 - Seção Circulante

Atrações: Oficinas

Evento aberto ao público
Circo

Mundano

Mundano apresenta dois soldados a caminho de sua cidade natal após uma experiência bélica. Perdidos, têm como única referência o lugar onde as ruas Esperança e Alegria se encontram. Então, entram numa caça às esquinas e necessitam pedir ajuda de quem está pelas ruas, mas não sabem como agir e se questionam se conseguem fazer outra
coisa além de lutar e resistir, e encontram no riso o sentido para seguir."""
50 minutos.

Data: 16/05/2024 às 14h30

Local: Biblioteca José Paulo Paes | Largo do Rosário, 20 - Penha de França

Atrações: Circo

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Os Ibejis Enganam a Morte

Lá na África, em tempos muito antigos, conta um itan dos povos Iorubás que os únicos que conseguiram enganar a morte foram duas crianças, os Ibejis. Iku, a morte, levava a vida das pessoas antes da hora. E, para surpresa de todos, os Ibejis foram invocados pelo oráculo Ifá para cumprir a missão de vencer Iku Um espetáculo interativo, que passam para as crianças os itans (lendas) contadas pelos Griôs. Finalizando com brincadeiras da cultura africana. Contando um pouco sobre os países da África e a cultura que herdamos de lá. Com Histórias na Barra da Saia.
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 17/05/2024 às 15h

Local: Biblioteca Viriato Correa | Rua Sena Madureira, 298 - Vila Clementino

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Teatro

Rosa Winkel

Em um reality show ambientado em um antigo apartamento, um casal enfrenta uma crise iminente enquanto são observados pelo homenzinho de terno azul, um ficcionista dramaturgo que manipula a narrativa do casal, oferecendo provas e momentos confessionais para o público decidir o desfecho entre um final real ou fictício. Enquanto isso, discussões sobre união homoafetiva e manifestações de amor permeiam o ambiente, levando um a querer partir e o outro a pedir paciência
Público: Livre - 60 minutos.

Data: 17/05/2024 às 15h

Local: Biblioteca Anne Frank | Rua Cojuba, 45 - Itaim Bibi

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Teatro

Cadê?

Criada a partir da observação da maneira lúdica com o qual os bebês interagem e descobrem o mundo a seu redor. Todos os adereços utilizados em cena são objetos cotidianos e ganham uma nova função através do estado brincante e da imaginação. No final do espetáculo os bebês são convidados a entrar no espaço cênico e explorar livremente os espaços e os adereços cênicos.
Público: 0 a 3 anos - 40 minutos.

Data: 24/05/2024 às 15h

Local: Biblioteca Castro Alves | Rua Abrahão Mussa, s/n Jardim Patente

Atrações: Teatro, Teatro para bebês

Evento aberto ao público
Recital

Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas

Com o recital “Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas”, em duo canto e piano, Yuri Pingo e Victhor Fabiano levam as históricas canções folclóricas do compositor paraense Waldemar Henrique, compositor e pianista, é um dos mais notáveis nomes da música erudita do Brasil.
Acumulando experiências nacionais e internacionais nas últimas décadas, Yuri Pingo é um dos mais expressivos pianistas do Brasil, tendo ocupado as grandes casas de concerto e ópera, passando por diversos países e colecionando aplausos. O jovem tenor Victhor Fabiano (27), que tem dado voz às narrativas propostas por Waldemar, destaca: “Por que as pessoas precisam enxergar a música erudita, seja ela feita em grandes teatros ou não, como uma forma de arte inacessível e reservada apenas a algumas pessoas?
Livre.

Data: 21/05/2024 às 15h

Local: CEU Pêra-Marmelo | Rua Pêra-Marmelo, 226 - Jardim Santa Lucrécia

Atrações: Recital, Música

Evento aberto ao público
Recital

Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas

Com o recital “Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas”, em duo canto e piano, Yuri Pingo e Victhor Fabiano levam as históricas canções folclóricas do compositor paraense Waldemar Henrique, compositor e pianista, é um dos mais notáveis nomes da música erudita do Brasil.
Acumulando experiências nacionais e internacionais nas últimas décadas, Yuri Pingo é um dos mais expressivos pianistas do Brasil, tendo ocupado as grandes casas de concerto e ópera, passando por diversos países e colecionando aplausos. O jovem tenor Victhor Fabiano (27), que tem dado voz às narrativas propostas por Waldemar, destaca: “Por que as pessoas precisam enxergar a música erudita, seja ela feita em grandes teatros ou não, como uma forma de arte inacessível e reservada apenas a algumas pessoas?
Livre.

Data: 23/05/2024 às 15h

Local: CEU Jaguaré | Av. Kenkiti Simomoto, 80 - Jaguaré

Atrações: Recital, Música

Evento aberto ao público
Teatro

Teatro Os Coloridos - Os Crespos

O espetáculo traz personagens que apresentam diferentes identidades, baseadas em mitos e contos africanos, afro-brasileiros e indígenas e convida o público a fazer parte da brincadeira. Duas araras, uma azul e outra amarela, contam uma à outra suas diferenças culturais e o valor de suas cores, numa disputa de superioridade. Mas com a chegada da arara vermelha todos conhecem a história da arara de muitas cores e descobrem a beleza de serem coloridos.
Público sugerido: a partir de 12 anos

Data: 16/05/2024 às 15h

Local: CEU Quinta do Sol | Avenida Luiz Imparato, 564 - Parque Cisper

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Teatro

Teatro Os Coloridos - Os Crespos

O espetáculo traz personagens que apresentam diferentes identidades, baseadas em mitos e contos africanos, afro-brasileiros e indígenas e convida o público a fazer parte da brincadeira. Duas araras, uma azul e outra amarela, contam uma à outra suas diferenças culturais e o valor de suas cores, numa disputa de superioridade. Mas com a chegada da arara vermelha todos conhecem a história da arara de muitas cores e descobrem a beleza de serem coloridos.
Público sugerido: a partir de 12 anos

Data: 20/05/2024 às 15h

Local: CEU Inácio Monteiro | Ru Barão Barroso do Amazonas, s/n - Conj. Hab. Inácio Monteiro,

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Teatro

Teatro Os Coloridos - Os Crespos

O espetáculo traz personagens que apresentam diferentes identidades, baseadas em mitos e contos africanos, afro-brasileiros e indígenas e convida o público a fazer parte da brincadeira. Duas araras, uma azul e outra amarela, contam uma à outra suas diferenças culturais e o valor de suas cores, numa disputa de superioridade. Mas com a chegada da arara vermelha todos conhecem a história da arara de muitas cores e descobrem a beleza de serem coloridos.
Público sugerido: a partir de 12 anos

Data: 22/05/2024 às 15h

Local: CEU Caminho do Mar | Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5241 - Jardim Lourdes

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Aventuras de Hércules... Que trabalheira!

Neste projeto, as narradoras Vanessa Meriqui e Drika Nunes apresentas um espetáculo de narração de histórias com muita aventura, música, diversão e um olhar bem especial para o herói grego Hércules, que foi obrigado a cumprir tarefas impossíveis de serem realizadas, numa jornada conhecida como Os 12 Trabalhos de Hércules. A Cia. cria uma relação entre o história do mito grego com diversas brincadeiras interativas do folclore brasileiro, numa fórmula que encanta o público.
Público sugerido: a partir de 6 anos

Data: 16/05/2024 às 15h

Local: CEU Heliopólis | Estrada das Lágrimas, 2385 - São João Clímaco

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Aventuras de Hércules... Que trabalheira!

Neste projeto, as narradoras Vanessa Meriqui e Drika Nunes apresentas um espetáculo de narração de histórias com muita aventura, música, diversão e um olhar bem especial para o herói grego Hércules, que foi obrigado a cumprir tarefas impossíveis de serem realizadas, numa jornada conhecida como Os 12 Trabalhos de Hércules. A Cia. cria uma relação entre o história do mito grego com diversas brincadeiras interativas do folclore brasileiro, numa fórmula que encanta o público.
Público sugerido: a partir de 6 anos

Data: 17/05/2024 às 15h

Local: CEU São Miguel | Rua José Ferreira Crespo, 475 - Jardim São Vicente

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Planetas ZI - Maluquinho

O livro conta a história de um menino muito feliz, esperto, inteligente, sapeca, agitado, animado, sorridente e de bem com a vida! A energia é tanta que as pessoas só o chamavam de “maluquinho”, mais precisamente, de “menino maluquinho”. O menino maluquinho é o retrato da verdadeira infância. A partir dessa obra, Ronaldo traz uma reflexão sobre a infância e suas possibilidades, a vivência plena do ser criança, tanto como um direito de sê-la como pela educação das estruturas que a cercam e cerceiam.
Público sugerido: a partir de 6 anos

Data: 20/05/2024 às 15h

Local: CEU Três Pontes | Rua Capachós, S/N - Jardim Celia

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Planetas ZI - Maluquinho

O livro conta a história de um menino muito feliz, esperto, inteligente, sapeca, agitado, animado, sorridente e de bem com a vida! A energia é tanta que as pessoas só o chamavam de “maluquinho”, mais precisamente, de “menino maluquinho”. O menino maluquinho é o retrato da verdadeira infância. A partir dessa obra, Ronaldo traz uma reflexão sobre a infância e suas possibilidades, a vivência plena do ser criança, tanto como um direito de sê-la como pela educação das estruturas que a cercam e cerceiam.
Público sugerido: a partir de 6 anos

Data: 21/05/2024 às 15h

Local: CEU Sapopemba | Rua Manuel Quirino de Mattos, 1047 - Jardim Sapopemba

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Planetas ZI - Maluquinho

O livro conta a história de um menino muito feliz, esperto, inteligente, sapeca, agitado, animado, sorridente e de bem com a vida! A energia é tanta que as pessoas só o chamavam de “maluquinho”, mais precisamente, de “menino maluquinho”. O menino maluquinho é o retrato da verdadeira infância. A partir dessa obra, Ronaldo traz uma reflexão sobre a infância e suas possibilidades, a vivência plena do ser criança, tanto como um direito de sê-la como pela educação das estruturas que a cercam e cerceiam.
Público sugerido: a partir de 6 anos

Data: 22/05/2024 às 15h

Local: CEU Inácio Monteiro | R. Barão Barroso do Amazonas, s/n - Conj. Hab. Inácio Monteiro

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Planetas ZI - Maluquinho

O livro conta a história de um menino muito feliz, esperto, inteligente, sapeca, agitado, animado, sorridente e de bem com a vida! A energia é tanta que as pessoas só o chamavam de “maluquinho”, mais precisamente, de “menino maluquinho”. O menino maluquinho é o retrato da verdadeira infância. A partir dessa obra, Ronaldo traz uma reflexão sobre a infância e suas possibilidades, a vivência plena do ser criança, tanto como um direito de sê-la como pela educação das estruturas que a cercam e cerceiam.
Público sugerido: a partir de 6 anos

Data: 24/05/2024 às 15h

Local: CEU Vila Alpina | Rua João Pedro Lecór, 144 - Vila Alpina

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Sarau

Mar de Histórias - Contação para Bebês

O trabalho traz histórias que “saem da caixinha”, utilizando objetos que se deslocam da função original e ganham novos significados, permitindo uma viagem imaginária ao público de qualquer idade. As histórias têm um tom mais intimista, dispensando cenários e figurinos e permitindo aos participantes entrarem em suas próprias narrativas, já
que os objetos proporcionam um processo de liberdade daquele que vê e acesso a seu repertório pessoal.
Indicação: Livre | Público sugerido de 0 a 3 anos.

Data: 20/05/2024 às 15h

Local: CEU Vila Curuça | Avenida Marechal Tito, 3452 - Itaim Paulista

Atrações: Sarau

Evento aberto ao público
Sarau

Mar de Histórias - Contação para Bebês

O trabalho traz histórias que “saem da caixinha”, utilizando objetos que se deslocam da função original e ganham novos significados, permitindo uma viagem imaginária ao público de qualquer idade. As histórias têm um tom mais intimista, dispensando cenários e figurinos e permitindo aos participantes entrarem em suas próprias narrativas, já
que os objetos proporcionam um processo de liberdade daquele que vê e acesso a seu repertório pessoal.
Indicação: Livre | Público sugerido de 0 a 3 anos.

Data: 21/05/2024 às 15h

Local: CEU Centros do Amanhecer | Av. Cantos do Amanhecer, S/N - Jardim Eledy

Atrações: Sarau

Evento aberto ao público
Sarau

Mar de Histórias - Contação para Bebês

O trabalho traz histórias que “saem da caixinha”, utilizando objetos que se deslocam da função original e ganham novos significados, permitindo uma viagem imaginária ao público de qualquer idade. As histórias têm um tom mais intimista, dispensando cenários e figurinos e permitindo aos participantes entrarem em suas próprias narrativas, já
que os objetos proporcionam um processo de liberdade daquele que vê e acesso a seu repertório pessoal.
Indicação: Livre | Público sugerido de 0 a 3 anos.

Data: 22/05/2024 às 15h

Local: CEU Água Azul | Avenida dos Metalúrgicos, 1260 – Cidade Tiradentes

Atrações: Sarau

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Mesma Nova História

O que pode se esconder no velho armário de nossas memórias? E o que pode florescer na convivência entre uma avó que está perdendo a memória com um menino que só pensa em jogos eletrônicos? De forma divertida e melodiosa, Mafuane Oliveira narra “Mesma Nova História”, uma trama que envolve ancestralidade, esquecimento, memória, brinquedos e brincadeiras, mas sobretudo é uma declaração de amor à arte de ouvir e contar histórias.

Data: 21/05/2024 às 15h

Local: CEU Perus | Rua Bernardo José de Lorena, s/n - Vila Fanton

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Sarau

Mar de Histórias - Contação para Bebês

O trabalho traz histórias que “saem da caixinha”, utilizando objetos que se deslocam da função original e ganham novos significados, permitindo uma viagem imaginária ao público de qualquer idade. As histórias têm um tom mais intimista, dispensando cenários e figurinos e permitindo aos participantes entrarem em suas próprias narrativas, já
que os objetos proporcionam um processo de liberdade daquele que vê e acesso a seu repertório pessoal.
Indicação: Livre | Público sugerido de 0 a 3 anos.

Data: 24/05/2024 às 15h

Local: CEU Azul da Cor do Mar | Av. Ernesto Souza Cruz, 2171 - Cidade Antônio Estêvão de Carvalho

Atrações: Sarau

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Mesma Nova História

O que pode se esconder no velho armário de nossas memórias? E o que pode florescer na convivência entre uma avó que está perdendo a memória com um menino que só pensa em jogos eletrônicos? De forma divertida e melodiosa, Mafuane Oliveira narra “Mesma Nova História”, uma trama que envolve ancestralidade, esquecimento, memória, brinquedos e brincadeiras, mas sobretudo é uma declaração de amor à arte de ouvir e contar histórias.

Data: 16/05/2024 às 15h

Local: CEU Feitiço da Vila | R. Feitiço da Vila, 399 - Chácara Santa Maria

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Mesma Nova História

O que pode se esconder no velho armário de nossas memórias? E o que pode florescer na convivência entre uma avó que está perdendo a memória com um menino que só pensa em jogos eletrônicos? De forma divertida e melodiosa, Mafuane Oliveira narra “Mesma Nova História”, uma trama que envolve ancestralidade, esquecimento, memória, brinquedos e brincadeiras, mas sobretudo é uma declaração de amor à arte de ouvir e contar histórias.

Data: 17/05/2024 às 15h

Local: CEU Taipas | Rua João Amado Coutinho, 240 - Conj. Res. Elísio Teixeira Leite

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Slam

Slam de Surdes

Este evento é composto por dois momentos distintos: o Slam Aberto, onde qualquer pessoa pode apresentar poesias livres e sem regras; e a Batalha, uma competição seguindo as normas tradicionais dos slam’s, onde as poesias devem ser autorais, com duração máxima de 3 minutos e sem o uso de figurinos ou adereços. Nas batalhas de surdes, os participantes apresentam seus poemas para um painel de cinco jurados, que podem ser surdos e/ou ouvintes previamente selecionados, os quais atribuem notas de zero a dez.
Indicação: A partir de 12 anos.

Data: 20/05/2024 às 15h

Local: CEU Jaguaré | Av. Kenkiti Simomoto, 80 - Jaguaré

Atrações: Slam

Evento aberto ao público
Slam

Slam de Surdes

Este evento é composto por dois momentos distintos: o Slam Aberto, onde qualquer pessoa pode apresentar poesias livres e sem regras; e a Batalha, uma competição seguindo as normas tradicionais dos slam’s, onde as poesias devem ser autorais, com duração máxima de 3 minutos e sem o uso de figurinos ou adereços. Nas batalhas de surdes, os participantes apresentam seus poemas para um painel de cinco jurados, que podem ser surdos e/ou ouvintes previamente selecionados, os quais atribuem notas de zero a dez.
Indicação: A partir de 12 anos.

Data: 21/05/2024 às 15h

Local: CEU Uirapuru | Rua Nazir Miguel, 849 - Jardim João XXIII

Atrações: Slam

Evento aberto ao público
Slam

Slam de Surdes

Este evento é composto por dois momentos distintos: o Slam Aberto, onde qualquer pessoa pode apresentar poesias livres e sem regras; e a Batalha, uma competição seguindo as normas tradicionais dos slam’s, onde as poesias devem ser autorais, com duração máxima de 3 minutos e sem o uso de figurinos ou adereços. Nas batalhas de surdes, os participantes apresentam seus poemas para um painel de cinco jurados, que podem ser surdos e/ou ouvintes previamente selecionados, os quais atribuem notas de zero a dez.
Indicação: A partir de 12 anos.

Data: 22/05/2024 às 15h

Local: CEU Carrão | Rua Monte Serrat, 380 - Tatuapé

Atrações: Slam

Evento aberto ao público
Sarau

Poesia Voz de Todes Nós

Sarau lítero-musical que nasceu com a missão de transformar as comunidades em espaços de expressão poética, por meio de poesias e músicas que celebram a mulher preta, trans, indígena e periférica. O repertório é um reflexo vivo das experiências e aspirações que brotam das raízes de onde os integrantes vieram e levam isso para o palco. Durante o sarau, os microfones ficam abertos ao público.
Indicação: A partir de 12 anos.

Data: 20/05/2024 às 15h

Local: CEU José Bonifácio | Rua Professora Lucila Cerqueira, 124 - Jardim São Pedro

Atrações: Sarau

Evento aberto ao público
Exposição Artística

Família e Educação

O Mirante Cultural apresenta a exposição 'Família e Educação' com o objetivo de atendar ao pedido das famílias a respeito da educação de suas crianças e ser fonte inspiradora às outras famílias, para que elas se unam às escolas e a outros parceiros na educação infantil de São Paulo.
Essa exposição é uma imersão artística a respeito das ações educadoras que podem e devem ser realizadas no âmbito familiar.

Data: 18/05/2024 às 15h

Local: Mirante Cultural | Rua Vicente Antônio de Oliveira, 202 - Vila Mirante

Atrações: Exposição Artística

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Contação de Histórias "Recontando Esopo", com Lucas Valadares e Juliana Grave

“Fábulas de Esopo” são caracterizados a partir de um jogo entre as vozes e os movimentos do corpo atuante, que conta com o uso de adereços. Indicação: crianças a partir de 5 anos até 14 anos.

Data: 18/05/2024 às 15h

Local: Biblioteca Mário de Andrade | Rua da Consolação, 94 - 1º andar (Auditório)

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Teatro

Teatro “Mjiba, a Boneca Guerreira"

O espetáculo teatral “Mjiba” conta a história de palhaços carteiros que se deparam com uma encomenda sem remetente e encontram algo totalmente inesperado dentro da caixa: uma boneca negra. A partir dessa descoberta, apresentam de maneira lúdica para crianças, jovens e adultos discussões importantes e pertinentes para os dias atuais, tais como os problemas enfrentados pelas mulheres negras na sociedade.

Data: 21/05/2024 às 15h

Local: Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Teatro

Teatro “Mjiba, a Boneca Guerreira"

O espetáculo teatral “Mjiba” conta a história de palhaços carteiros que se deparam com uma encomenda sem remetente e encontram algo totalmente inesperado dentro da caixa: uma boneca negra. A partir dessa descoberta, apresentam de maneira lúdica para crianças, jovens e adultos discussões importantes e pertinentes para os dias atuais, tais como os problemas enfrentados pelas mulheres negras na sociedade.

Data: 22/05/2024 às 15h

Local: Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Teatro

Teatro “Mjiba, a Boneca Guerreira"

O espetáculo teatral “Mjiba” conta a história de palhaços carteiros que se deparam com uma encomenda sem remetente e encontram algo totalmente inesperado dentro da caixa: uma boneca negra. A partir dessa descoberta, apresentam de maneira lúdica para crianças, jovens e adultos discussões importantes e pertinentes para os dias atuais, tais como os problemas enfrentados pelas mulheres negras na sociedade.

Data: 23/05/2024 às 15h

Local: Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público

Como você imagina o futuro? Sonhos e possibilidades...

Data: 22/05/2024 às 15h30

Local: CEU Inácio Monteiro | Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n - Conj. Hab. Inácio Monteiro

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Historietas para Piticos, com A Trupe Borboletras

Espetáculo de contação de histórias divertido e interativo, cheio de músicas do cancioneiro infantil e histórias mágicas com personagens como a Dona Borboletinha, a Pombinha Branca e um desconhecido dinossaurinho devorador de elefantes.
Sem retirada de ingressos.

Data: 18/05/2024 às 15h30

Local: SESC Interlagos | Avenida Manuel Alves Soares, 1100 | Hall de Exposições

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Recital

Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas

Com o recital “Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas”, em duo canto e piano, Yuri Pingo e Victhor Fabiano levam as históricas canções folclóricas do compositor paraense Waldemar Henrique, compositor e pianista, é um dos mais notáveis nomes da música erudita do Brasil.
Acumulando experiências nacionais e internacionais nas últimas décadas, Yuri Pingo é um dos mais expressivos pianistas do Brasil, tendo ocupado as grandes casas de concerto e ópera, passando por diversos países e colecionando aplausos. O jovem tenor Victhor Fabiano (27), que tem dado voz às narrativas propostas por Waldemar, destaca: “Por que as pessoas precisam enxergar a música erudita, seja ela feita em grandes teatros ou não, como uma forma de arte inacessível e reservada apenas a algumas pessoas?
Livre.

Data: 25/05/2024 às 16h

Local: CEU Freguesia do Ó | Rua Crespo de Carvalho, 71

Atrações: Recital, Música

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Tricotando Ciência

A palhaça Joana conta a história das descobertas de Marie Currie, Freud e Pitágoras nas ciências, buscado melhorar nosso cotidianos até os dias atuais. Joana apresenta experimentos científicos dos mesmos e conta com a ajuda de todos os espectadores para a construção de uma costura coletiva dos saberes, na prática.
Toda a apresentação é regada de músicas ao vivo.
Peça e adaptação autoral Trupifania.
Censura Livre.

Data: 19/05/2024 às 16h

Local: Cantareira Norte Shopping | Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 11.001 - Jardim Pirituba | Piso Superior (próximo a Casas Bahia)

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

No Oceano de Olokun, com O Casulo Viajante

O oceano é tão grande, gigante, que se divide em mais de um. O aceno é tão fundo, profundo que pouco se sabe desse mundo. Tão misteriosa quanto o oceano é Olokun, rainha sereia que reina em suas profundezas. Mãe de todas as águas, Olokun é metade peixe e metade humana, sabe dos segredos dos bichos gente, sabe dos segredos dos bichos do mar... o que será que ela vem nos contar?
Sem necessidade de retirada de ingresso.

Data: 18/05/2024 às 16h30

Local: SESC 14 Bis | Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Biblioteca

Atrações: Contação de Histórias

Evento aberto ao público
Declamação

Poema-manifesto: Respeito

Professora Edna Cerqueira, da EMEF Ibrahim Nobre, declama poema-manifesto em homenagem à aluna Maria Eduarda, que foi vítima de bullying na escola. Com LIBRAS.

Data: 23/05/2024 às 17h

Local: On-line | On-line nas redes Estudo e Leitura

Atrações: Declamação

Website: https://youtu.be/pGnQ1GPxg3U

Evento aberto ao público
Clube de Leitura

Clube de Leitura da Mario

O objetivo do encontro é aprimorar a habilidade leitora, a criticidade e a argumentação, abrindo espaço para o diálogo, a partir de obras literárias disponíveis no acervo da Seção Circulante e que tragam uma perspectiva antirracista. Contribuindo, assim, para o desenvolvimento e transformação da comunidade, além de formar mais leitores e críticos

Data: 24/05/2024 às 17h

Local: Biblioteca Mário de Andrade | Rua da Consolação, 94 - Seção Circulante

Atrações: Clube de Leitura

Evento aberto ao público
Slam

Slam da Guilhermina: 12 Anos de Poesia

O Slam da Guilhermina ocorre há 12 anos em uma praça, ao lado da estação Guilhermina-Esperança, da linha vermelha do metrô, onde os poetas-slammers performam seus poemas autorais sem a utilização de acompanhamentos musicais, figurinos e adereços. Nesta edição da Virada Cultural no Sesc Belenzinho serão convidados poetas-slammers moradores da zona leste paulistana.
Formado em fevereiro de 2012, o coletivo Slam da Guilhermina realiza edições de slam de poesia regularmente, toda última sexta-feira do mês na praça anexa da estação Guilhermina-Esperança do metrô, da linha vermelha da Zona Leste. O coletivo também circula por outros espaços, bairros, cidades e até países. O evento reúne uma média de 300 pessoas por atividade, isso sem mencionar os transeuntes que muitas vezes acompanham por um breve período no caminho do metrô para a casa e vice-versa. O evento tornou-se uma referência para a cidade, pois é o primeiro a ser realizado na rua. Além das edições do Slam da Guilhermina, o coletivo realiza o Slam Interescolar-SP com mais de trezentas escolas públicas, promovendo oficinas para professores e alunos, e nos últimos 3 anos produz a final do Slam Interescolar Nacional com os estudantes finalistas de Slam's Interescolares de outros estados. E com este projeto foi premiado no 64º PRÊMIO JABUTI na categoria Fomento à Leitura.
Duração: 60 minutos.
Retirada de ingresso com 60 minutos de antecedência, no local da Loja Sesc. Sujeito à disponibilidade de vagas.

Data: 19/05/2024 às 17h

Local: Sesc Belenzinho | Rua Padre Adelino, 1000 - Belenzinho

Atrações: Slam

Evento aberto ao público

Poesia na Faixa

Munidos de megafones, integrantes do coletivo Poetas do Tietê irão declamar e distribuir poemas para passantes e motoristas.
A ação recebe este nome pelo fato de os poetas ficarem dispostos na faixa de pedestres, enquanto realizam o sarau a céu aberto.
Ela vai começar no Terminal Pirituba, seguindo em cortejo a Av. Menotti Laudísio para a EMEF Guimar Cabral (Av. Menotti Laudísio, 553) e EE Cândido Gomide (Av. Menotti Laudísio, 500).
Ação acontece até às 19h.

Data: 16/05/2024 às 17h30

Local: Em frente ao Terminal Pirituba | Rua Dr. Felipe Pinel, 60

Evento aberto ao público
Marginação

Marginação, com Batalha Dominação + Slam Marginália

Fusão do Slam Marginália com a Batalha Dominação. Encontro entre dois mundos, de palavras poéticas e rimas cantadas, no instante passageiro onde algo de um passa para o outro, criando aí, nessa encruzilhada, algo que não é nem Slam nem Batalha. Serão 3 poetas e 3 MCs batalhando, num torneio que une os mundos da poesia falada e da rima improvisada.
Duração da atividade: 120 minutos
Entrega de convite no local com 60 minutos de antecedência.

Data: 16/05/2024 às 18h

Local: Sesc 24 de Maio | Rua 24 de Maio, 109 - 5º andar (Exposições)

Atrações: Marginação

Evento aberto ao público
Contação de Histórias

Clube de Leitura: "Voladoras", de Mónica Ojeda

Com mediação de Luciana Lima Silva, o encontro para a troca de impressões entre os leitores com a mediação de Luciana Lima sobre a obra "Voladoras".
Neste livro da escritora equatoriana Mónica Ojeda são apresentados oito contos que envolvem misticismo e violência em lugares como vilas remotas e vulcões. As histórias, que percorrem a cartografia andina, revelam criaturas estranhas e relações humanas complexas.
Sem retirada de ingressos.

Data: 20/05/2024 às 18h

Local: SESC Carmo | Rua do Carmo, 147 | Biblioteca

Atrações: Contação de Histórias, Bate-papo

Evento aberto ao público
Bate-papo

Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo

Neste debate com Ausonia Donato, Sérgio Gomes e Eliseu Gabriel será lançada a terceira edição do e-book Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo: A obra é resultado do curso homônimo promovido pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) em parceria com a Oboré. Voltada a estudantes de graduação em Comunicação Social – Jornalismo, Multimeios, Audiovisual e Cinema, a atividade promoveu a audição de filmes que jogam luz sobre a complexidade da maior cidade do hemisfério sul do planeta.

Data: 17/05/2024 às 18h30

Local: Câmara Municipal de São Paulo | Viaduto Jacareí, 100 - 1º Subsolo | Sala Oscar Pedroso Horta

Atrações: Bate-papo

Evento aberto ao público
Sarau

Poesia Voz de Todes Nós

Sarau lítero-musical que nasceu com a missão de transformar as comunidades em espaços de expressão poética, por meio de poesias e músicas que celebram a mulher preta, trans, indígena e periférica. O repertório é um reflexo vivo das experiências e aspirações que brotam das raízes de onde os integrantes vieram e levam isso para o palco. Durante o sarau, os microfones ficam abertos ao público.
Indicação: A partir de 12 anos.

Data: 22/05/2024 às 19h

Local: CEU Pêra-Marmelo | Rua Pêra-Marmelo, 226 - Jardim Santa Lucrécia

Atrações: Sarau

Evento aberto ao público
Teatro

Teatro Adulto | Agda, de Hilda Hilst

Baseado no livro homônimo de Hilda Hilst publicado atualmente pela Cia. das Letras, trata dos embates de uma mulher com o Inexpugnável, ou o Divino. O espetáculo lembra os 20 anos da morte da escritora paulista. Com Gisele Petty na atuação e direção.

Data: 20/05/2024 às 19h

Local: Biblioteca Mário de Andrade | Rua da Consolação, 94 - 1º andar (Auditório)

Atrações: Teatro

Evento aberto ao público
Bate-papo

Bate-papo “Cartas como território da memória”, projeto Biblioteca de Memórias, com Midria e Ryane Leão | Mediação de Luz Ribeiro

Se as cartas são uma das formas de conexão com a própria história, então quais seriam os caminhos traçados para as palavras dentro desta estrutura narrativa? Este bate-papo conta com a participação da cientista social e poete Midria e da escritora e educadora Ryane Leão, que falam sobre processos criativos e analisam a produção escrita em Carta enquanto gênero textual da Literatura. A escritora e slammer Luz Ribeiro faz a mediação da conversa. Esta atividade integra o projeto Biblioteca de Memórias, que propõe diálogos entre Memória e Literatura a partir do universo das cartas, diários, autoficções, biografias e da oralidade. Bate-papos, cursos, oficinas, apresentações e intervenções artísticas compõem a programação, que tem a intenção de fomentar discussões e possibilitar experiências que ressaltem o valor simbólico e a importância das narrativas e relatos de vida nos processos de construção das identidades individuais e coletivas.
Duração da atividade: 120 minutos
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Data: 24/05/2024 às 19h

Local: Sesc 24 de Maio | Rua 24 de Maio, 109 - 4º andar (Biblioteca)

Atrações: Bate-papo

Evento aberto ao público
Bate-papo

Bate-papo “Cartas como território da memória”, projeto Biblioteca de Memórias, com Midria e Ryane Leão | Mediação de Luz Ribeiro

Nesta conversa, Fernanda Silva e Souza, doutora em teoria literária e literatura comparada e Luciana Diogo, mestra em estudos brasileiros com ênfase em culturas e identidades, abordam a produção de narrativas no formato Carta, cuja escrita costuma ser intima, mas que pode carregar muito mais que notícias de uma pessoa para outra, conectando passado, presente e projeções para um futuro diferente e possível. O encontro tem mediação da poete Midria. Esta atividade integra o projeto Biblioteca de Memórias, que propõe diálogos entre Memória e Literatura a partir do universo das cartas, diários, autoficções, biografias e da oralidade. Bate-papos, cursos, oficinas, apresentações e intervenções artísticas compõem a programação, que tem a intenção de fomentar discussões e possibilitar experiências que ressaltem o valor simbólico e a importância das narrativas e relatos de vida nos processos de construção das identidades individuais e coletivas.
Duração da atividade: 120 minutos
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Data: 17/05/2024 às 19h

Local: Sesc 24 de Maio | Rua 24 de Maio, 109 - 4º andar (Biblioteca)

Atrações: Bate-papo

Evento aberto ao público
Palestra

Curta na Sala de Aula | A Arte nas Escolas

A palestra irá promover um debate sobre o uso de ferramentas e atividades artísticas para alunos da rede pública de ensino.
Participam:
- Carlos Lima, professor, especialista em Educomunicação, radialista, atualmente coordena o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Idealizador do projeto Imprensa Jovem - Agência de Notícias na Escola. Atuou como conselheiro municipal de ciência tecnologia e inovação. É ganhador dos prêmios Mariazinha Fusari USP, Aprendizagem Criativa MIT, Global Media Information UNESCO.
- Christian Saghaard, cineasta, fotógrafo, roteirista e coordenador de oficinas e mostras audiovisuais; trabalha há 25 anos em festivais e projetos de exibição, fazendo curadorias e programações. Faz parte do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo desde 1997, onde também é curador da Mostra Infantojuvenil. Idealizador, com Zita Carvalhosa, do projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, que produziu mais de 90 oficinas audiovisuais para jovens de várias regiões do estado de São Paulo.
- Renan Joele, formado em História pela Unicamp e com pós-graduação em Produção Audiovisual Multimídia pela Universidade Anhembi-Morumbi. Participou de diversas produções cinematográficas exercendo as funções de roteirista, diretor, diretor de fotografia e montador. Ingressou como professor na rede municipal de ensino de São Paulo em 2017. Há quatro ministra projetos de Cinema para crianças e adolescentes da EMEF Liberato Bittencourt e, em 2023, organizou o I Festival de Cinema LiberArte.
- Wal Serra desde muito cedo teve contato direto com a música. Autodidata, passou a reproduzir os primeiros acordes no violão, mas foi no vocal que acabou se destacando. A educação formal, como arte-educadora e musicista, concluída em 1995, acabou consolidando o aprendizado familiar. No finalzinho da década de 90, passou a integrar coros e madrigais, ampliando seu repertório e seu amor pela música. Cantar a muitas vozes não era novidade em sua vida, haja visto seu aprendizado ancestral, nos terreiros de Umbanda, embalada pelo axé das matriarcas, a quem Wal pede licença sempre que se apresenta. Intérprete, professora, idealizadora dos projetos Sambando em Poesia e Música: Remédio pra Alma.

Data: 21/05/2024 às 19h30

Local: On-line | YouTube @CurtaKinoforum

Atrações: Palestra

Evento aberto ao público
Compartilhar